Basquete Tecnologia e historia

Como começou,aonde tecnologia ajuda no desempenho do atleta

Historia

O basquete é um jogo coletivo que foi inventado em 1891 por um professor de educação física do Canadá, em que são 5 contra 5 com o objetivo de marcar pontos para sua equipe. De modo que para vencer o jogo, o objetivo é arremessar uma bola para uma espécie de cesto que é sustentado por uma tabela e marcar 2 pontos, ou de acordo com a distancia 3 pontos, houve também mudanças conforme o esporte avançava. Hoje em dia o esporte é praticado por homens e mulheres hoje O basquete assim que surgiu foi ganhando destaque e foi expandindo para todo o país dos Estados Unidos, que até hoje é fascinado pelo esporte em que astros americanos brilham. A liga mais importante e mais visada é a NBA, a liga americana é onde todos os atletas sonham em jogar. Alem da NBA existe o NBB que está em ascensão, as Olimpíadas, onde o basquete foi inserido para ser um esporte olímpico e coletivo, temos também o Mundial de Basquete masculino e feminino. Por ser o centro das atenções muitos atletas tentam ingressar na NBA para ter condições financeiras independentes e ser mais visado no esporte por causa de suas habilidades individuais e coletivas. Mas o mercado do basquete nem se compara ao do futebol. Hoje é muito mais fácil ser um atleta de basquete do que um jogador de futebol, principalmente no Brasil por causa da concorrência ser muito alta.

Tecnologia

No ano de 2009 foi lançado uma tecnologia que revolucionou o basquete, e principalmente ajuda o arbitro a ser mais justo e coerente com ambas os times; esse artificio é um aparelho chamado de "Digital Scoresheet"

"Digital Scoresheet" (fonte: internet)

Esse aparelho filma jogo ao vivo e fica sobre supervisão dos arbitros da mesa, assim que tiver um lance polêmico o juiz principal recorre ao aparelho junto aos arbitros da mesa.
Vou citar um exemplo como esse apelho é usado:
No final do segundo período, a jogadora eslovaca Zuzana Zirková fez uma tentativa de lançamento de três pontos desde a linha de meio campo que acabou por entrar no cesto. Enquanto um dos árbitros auxiliares validou o cesto, o árbitro principal quis verificar se o lançamento tinha sido executado dentro do tempo regulamentar. Sem hesitações, os árbitros recorreram à mesa dos oficiais do "Digital Scoreshhet" por forma a confirmarem o lance.
E assim obtiveram uma conclusão justa e validaram os pontos...