EntrEscolhas Geração D'Ouro |nº 5

C.M. Gondomar | Gondomar Cultural | Programa Escolhas

Big image

Regresso à escola...com apoio!!!

O Outono chegou pela primeira vez ao EntrEscolhas-Geração D'Ouro E5g, trazendo ao "projeto" uma série de novidades cumprindo a planificação acordada em Assembleia de Jovens. Nesse sentido, e após as férias escolares, o EntreTPC - Apoio Escolar regressou em força com a disponibilização de recursos humanos e técnicos para os/as participantes do EntrEscolhas. Nas últimas semanas, o apoio escolar tem sido a atividade com mais procura, tendo sido celebrados diversos contratos Responsabilidade Parental entre o projeto e os/as Encarregados/as de Educação.



O EntreTPC - Apoio Escolar consiste no apoio à realização dos trabalhos escolares ao mesmo tempo que visa a preparação dos testes periódicos, testes intermédios e até exames nacionais. Paralelamente, e em complemento ao apoio escolar, através do CID@NET (Centro de Inclusão Digital), as crianças e jovens frequentadores/as do EntreTPC têm à sua disposição recursos tecnológicos (acesso à internet, Escola Virtual) para melhor conseguirem, de uma forma individualizada, obter sucesso escolar. Por acréscimo são dinamizados métodos e técnicas que, de uma forma lúdica, visam potenciar os hábitos de estudo e estruturação dos conteúdos ao longo de todo o calendário letivo.

Big image

Futsal revela novos "artistas" da bola nos Sub-13

A oficina de Futsal alicerçada na atividade EntreDesporto tem permitido às crianças e jovens do Conjunto Habitacional de Carreiros uma nova experiência desportiva, devidamente tutelada por um técnico superior de Educação Física. Na base de todo o trabalho está o acompanhamento individualizado das crianças e jovens nas suas diferentes fases de evolução, permitindo a cada um desenvolver a sua técnica de forma criativa e, no mínimo, diferente do observado no trabalho desportivo das escolas de futsal. Ao potenciar o "um para um", e a "finta", os/as jovens de Carreiros exprimem o seu potencial individual que posteriormente irão colocar ao serviço do coletivo no treino conjunto semanal e que visa desenvolver, por seu turno, as componentes táticas do jogo de equipa.


Big image

Hip-Hop traz novos estilos a Carreiros e Jovim

Fruto da colaboração com o Professor Pedro Araújo, o Hip-Hop veio trazer uma nova batida ao EntrEscolhas tendo por base aulas de dança que prometem dar espectáculo nos próximos eventos públicos do EntrEscolhas e quem sabe na Festa de Natal do Programa Escolhas.


O Hip-hop é um movimento artístico e cultural iniciado no final da década de 1960 nos Estados Unidos que trata sobre os conflitos sociais, tendo como tema a cultura das ruas. é um movimento de reinvindicação de espaço e voz, traduzido nas letras questionadoras, no ritmo forte e intenso e nas imagens de grafitadas nas ruas.


No EntrEscolhas dois grupos estão a experimentar a arte (Jovim e Carreiros), mas as atuações serão em conjunto.

Big image

EntreRádio já se ouve em todo o mundo


O projecto EntreRádio no EntrEscolhas traduz-se na criação de uma rádio online, que, de forma lúdica, criativa e participativa, envolva toda a comunidade das freguesias de Jovim (Conjunto Habitacional de Trás-da-Serra) e de Rio Tinto (Conjunto Habitacional de Carreiros). O objetivo visa fomentar a diversidade cultural patente entre os/as jovens participantes e que espelha numa enriquecedora "mistura" de gostos, estilos e géneros que fornecem o caudal musical necessário ao projeto.


Com coordenação de André Freitas, enquanto técnico responsável e "engenheiro de som", o estúdio improvisado tem permitido descobrir as novas "vozes" de Jovim e Carreiros ao mesmo tempo que desenvolve as competências linguísticas associadas à redação e leitura de textos radiofónicos.


LINK: http://www.entrescolhasgd.site11.com/


Big image

Sujar as mãos com o Barro no EntrEscolhas

Com o apoio de voluntários/as do Conjunto Habitacional de Carreiros a oficina de Barro tem revelado aos/as participantes do EntrEscolhas as potencialidade artísticas deste material que, primeiro se "estranha" mas depois de "entranha" no universo criativo de cada um. Ao possibilitar a construção livre de qualquer forma, a oficina do Barro detêm o poder simples e efetivo da construção artística sem entraves ou balizas.

A cozedura das peças em forno próprio só foi possível graças à colaboração da ARGO.

As diferentes formas são posteriormente expostas numa valorização do trabalho que implica, a montante, o enriquecimento pessoal de cada participante.


Big image

EntreSons arranca com aulas de Guitarra

Em mais uma iniciativa das oficinas de expressão musical, o EntreSons @ Aula da Guitarra, tem sido alvo da procura dos/as jovens do EntrEscolhas. Na (re)descoberta do que é a música interpretada pelos/as próprios/as, os primeiros acordes afinados já se fazem ouvir - os sons são posteriormente gravados e emitidos na rádio entrescolhas.

EntrEscolhas com formação em Educação experiencial

De 7 a 15 de setembro o EntrEscolhas – Geração D’Ouro, por intermédio da técnica Célia Antunes, participou no curso de formação «Experiential Inclusion» promovido em Berlim pela Naturfreundejugend Deutschlands – NFJD, no âmbito do Programa Juventude em Ação.


A formação teve como objetivos:


- explorar a educação experiencial como abordagem da educação não-formal para envolver de jovens com menos oportunidades sociais, emocionais e educacionais em serviços locais e atividades internacionais; partilhar e aprender as necessidades específicas de jovens com menos oportunidades; incrementar a consciência intercultural dos participantes e capacitá-los para a promoção da aprendizagem e sensibilidade intercultural nos seus projetos; e aprender sobre o programa Juventude em Ação e particularmente sobre as possibilidades e oportunidades de financiar intercâmbios internacionais para jovens.



Sobre a Educação Experiencial:

A aprendizagem experiencial (experiential learning) é o processo pelo qual se cria conhecimento através da transformação da experiência (David Kolb).

A educação experiencial (Experiential Education) é uma metodologia baseada na ação que sustenta o desenvolvimento pessoal de (especialmente) pessoas jovens ao confrontá-las com desafios físicos, psicológicos e sociais a fim de as capacitar a moldar as suas vidas e o meio ambiente de forma responsável (Heckmair e Michl).


A educação experiencial apresenta ainda as seguintes características:


1. Fundamentos da holística e ação:

O conhecimento, a habilidade e os valores são explorados através de experiências diretas. A experiência deve chamar a atenção dos participantes de forma holística: o seu corpo, mente, emoções alma/espírito.


2. Aventura/Desafio:

As situações de aprendizagem geralmente são extraordinárias e não quotidianas. Situações invulgares prolongam-se, tocam limites e incrementam a possibilidade para uma experiência de aprendizagem sustentável.


3. Autenticidade:

A situação tem de ser séria, direta, concreta e autêntica. A responsabilidade passada ao grupo tem de ser real.


4. Participação Voluntária:

O sucesso de um processo de aprendizagem não pode ser forçado, portanto baseia-se na motivação e nas escolhas do participante. O facilitador pode convidar e motivas, mas são os participantes que decidem.


5. Orientação de grupo:

A educação experiencial geralmente é organizada para grupos. Está focada no desenvolvimento de competências sociais e de cooperação através de situações que se baseiam na cooperação.

ENTRESCOLHAS - GERAÇÃO D'OURO

O EntrEscolhas – Geração D’Ouro, é um projeto de intervenção comunitária financiado pelo Programa Escolhas, promovido pela Câmara Municipal de Gondomar e gerido pela Gondomar Cultural nas freguesias de Jovim e de Rio Tinto (Carreiros).


Centro Multivalências de Carreiros

- Rua da Restauração, 756 | 4435-074 Rio Tinto

- T: 22 974 93 25


Centro Jovem Trás-da-Serra

- Rua Jerónimo Almeida Bastos | 4510-064 Jovim

- T: 22 450 25 02


Big image