Superbactérias

O que são e como evitá-las.

O que são?

São bactérias causadoras de doenças (patogênicas) resistentes à maioria dos antibióticos.


Como surgem?

São consequência do uso indiscriminado de antibióticos, o que contribui para uma seleção natural das bactérias patogênicas. As mais fracas são eliminadas com o uso de remédios e as mais fortes sobrevivem, por esse motivo as populações atuais destes microrganismos são mais resistentes a medicamentos que as anteriores. Portanto, devido essa seleção, as bactérias resistentes transmitem suas informações genéticas para seus descendentes, que muitas vezes sofrem mutações e/ou recombinações gênicas, gerando uma nova geração de bactérias.

Por que tão perigosas?

Ao entrar em um organismo debilitado ou em idosos e crianças, estas bactérias podem levar o indivíduo infectado à morte. E, para piorar, elas costumam se reproduzir rapidamente, dificultando o tratamento e facilitando a proliferação.


Tratamento

O tratamento das superbactérias é feito com antibióticos específicos e muito fortes. O problema no tratamento é que esses medicamentos costumam gerar efeitos colateral nos pacientes, ou selecionar um outro grupo de superbactérias.


Fique tranquilo!

O contágio pela superbactéria está restrito ao ambiente hospitalar e aos pacientes que estão internados com doenças graves e passando por algum tratamento invasivo, na maioria das vezes os que estão em UTIs. Você que está com a saúde em dia não corre muitos riscos de se contaminar, mas lembre-se de sempre lavar bem as mãos para evitar o contágio por qualquer outra bactéria que possa virar super!

Medidas básicas de prevenção

O comunicado enviado pela secretaria de saúde de Minas lista as cautelas básicas que os hospitais devem adotar:


  • Identificar precocemente o paciente com infecção
  • Medidas de isolamento de contato até a alta do paciente
  • Quarto privativo quando possível, ou quarto com paciente que apresenta infecção pelo mesmo micro-organismo
  • Higienização das mãos
  • Uso de luvas e avental
  • Limpeza e desinfecção de superfícies, equipamentos e artigos
  • Visitas restritas


Componentes do grupo:

Gabriel Henrique - n°17

Letícia Albuquerque - n°29

Lettícia Pinheiro - n°30

Lucas Pinheiro - n°32

Mateus Herculano - n°38

Stephanie Humel - n°44


3°Ano I