Sexualidade

Juventude e doenças sexualmente transmissíveis

As doenças sexualmente transmissíveis

As doenças sexualmente transmissíveis são comuns na adolescência e facilitadoras da contaminação pelo HIV. A primeiras relações sexuais, muitas vezes precoce, a variabilidade de parceiros, o não uso de preservativo e o uso de drogas ilícitas são apontados como fatores de risco às doenças sexualmente transmissíveis. Alguns exemplos dessas doenças são: sífilis, gonorreia, candidíase, clamídea.
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsbmt/v37n3/20296
Acesso em: 04/04/2016

Relação do tema com a obra "Depois daquela viagem"

O livro trata do tema, onde todos acreditavam que o vírus da AIDS só infectava homossexuais, que havia pouca informação de como evitar a infecção e também havia um grande preconceito com quem era infectado pela doença. Na época não havia remédio para evitar que os sintomas aumentassem. Só a partir de 1990 é que descobriram como diminuir os sintomas. O livro termina em 1994 com a doença no mundo aumentando cada vez mais. Na obra, a personagem é infectada em sua adolescência e obrigada a saber lidar com a situação. Palavras da autora: "Pensar e escrever o livro foi um processo de três anos, no qual cresci muito. Em primeiro lugar, tive de trabalhar muitas questões dentro de mim, para depois colocá-las no papel."
Referência: http://www.passeiweb.com/estudos/livros/depois_daquela_viagem

Acesso em: 04/04/2016

Big image

Conclusão

Por fim, concluiu-se que atualmente, esse assunto é de extrema importância na sociedade, e a nossa percepção é que o máximo de informação e conhecimento sobre o assunto, deve ser passado a todos os jovens, afinal, precaução nunca será demais.