A ESCOLHA É TUA! - E5G

Destaque Semanal n.º 47

GALA ESCOLHAS 2014

A Gala Escolhas 2014 foi espantosa. Foi fantástico reencontrar velhos e novos amig@s, recordar momentos e partilhar novas experiências.


Este Natal a figura do "Pai Natal" esteve em evidência! Não pela sua imagem comercial, nem por associação a uma qualquer marca de refrigerante... O "Pai Natal" esteve em destaque, pois acreditar que ele existe é acreditar nos nossos sonhos, simboliza o bem que cada pessoa tem em si e por que simboliza o dar sem receber nada em troca. Esta ideia foi evidenciada no discurso do Alto Comissário para Migrações e Coordenador do Programa Escolhas, Dr.º Pedro Calado, que deu o mote para uma gala de partilha de boas escolhas, que foram merecidamente evidenciadas. Foi uma tarde de exemplos de esperança, afinal vale a pena sonhar e a perseguir os nossos objetivos.


Este dia começou com a receção dos nossos amigos do "Projeto Matriz - E5G", do Fundão e do "Tu decides+ - E5G", da Covilhã, que estiveram no espaço do Conjunto Habitacional da Ponte. Pudemos conhecer-nos melhor e partilhar experiências e histórias curiosas que nos fizeram sorrir e passar um tempo bem animado.


Temos a agradecer ao Centro Social de Soutelo que nos proporcionou um delicioso almoço nas suas instalações.


Um abraço a tod@s!!! :-)

Big image

:-)

"PINTA COM LUZ" - MUNDAR - Muda o Teu Mundo

PINTA COM LUZ!...esta é a nossa ideia MUNDAR - Muda o Teu Mundo que ficou entre as selecionadas.


Trata-se de uma ideia simples eficiente e eficaz de pintar os candeeiros de iluminação pública dos Conjunto Habitacional de N. Sr. Aflitos e Triana, evidenciando as capacidades artísticas das crianças e jovens do projeto.


Temos como objetivo valorizar aqueles espaços através da arte urbana, protagonizada pelos próprios jovens moradores, perspetivando uma diminuição da segregação daquelas comunidades e consequente corresponsabilização pelo cuidado pelos mesmos.


Gostaríamos de "colocar a Triana e N. Sr. dos Aflitos no mapa de Gondomar", como locais a visitar por motivos positivos e valorizadores daquelas gentes.


Esperamos, em breve, dar-vos mais notícias sobre este nosso desafio!

Big image

:-) :-)

Concurso "Árvores de Natal Solidárias" da Junta de Freguesia de Rio Tinto

Perto do Natal, por tradição monta-se Árvore de Natal!... Foi o que fizemos, em colaboração com todas as valências da nossa entidade gestora, o Centro Social de Soutelo e um grande número de entidades locais, dando corpo ao já tradicional "Concurso de Árvores de Natal Solidárias", organizada pela Junta de Freguesia de Rio Tinto, nossa entidade promotora.



Destacamos o incansável trabalho dos nossos colegas Hélder Nogueira e da Ana Carneiro, que nos fizeram reviver este espírito natalício e a azafama de podermos construir e montar a "NOSSA" Árvore de Natal Solidária!



Tal como no ano passado, é possível apreciar as belas e criativas ideias das entidades participantes expostas nos Jardins da Igreja de Rio Tinto.


Parabéns aos organizadores e a todos os participantes!


Cheira a Natal!!! :-)

:-) :-) :-)

Oficinas para prepara a chegada do Natal

O Natal está aí à porta e nada melhor que preparar a sua chegada com realização de trabalhos de expressão plástica, dando vida e alegria aos espaços que os jovens do projeto utilizam. Ficam algumas imagens dos trabalhos realizados e de alguns sorrisos que esta época mágica propiciar.


Porque nunca é demais dizer...FELIZ NATAL!

:-) :-) :-) :-)

Geração Liga-te

A Geração Liga-Te joga-se com intensidade e alegria inclusiva. Realizamos a nossa segunda e terceira jornadas com nossos amigos do Projeto Mais Jovem - E5G, que recebemos no pavilhão do nosso parceiro, o Agrupamento de Escolas de Pedrouços e o Projeto Sinergias - E5G, indo jogar há Escola EB 2,3 Nicolau Nasoni.


Os jogos decorreram dentro da cordialidade que se impunha, onde o resultado foi sempre o que menos importava. Valorizar os aspetos positivos do desporto e sua vertente inclusiva e promotora de desenvolvimento de competências pessoais e sociais é o mais importante e foi o mais uma vez conseguimos, numa caminhada se faz caminhando com momentos como os vividos com os outros iguais e diferentes, valorizando a diversidade como motor para uma sociedade colorida e com valores de integridade humana.


Agradecemos ao Professor Sérgio Almeida, diretor do Agrupamento de Escolas de Pedrouços pela pronta disponibilidade em colaborar, ao "Mais Jovem - E5G" pelo espírito de fair play com que nos brindaram e ao "Sinergias - E5G" pelo seu espírito aguerrido e leal!


Até beve! :-)

:-) :-) :-) :-) :-)

Liga pela Inclusão Social

A nossa participação na LIGA PELA INCLUSÃO SOCIAL decorre num espírito inclusivo.


Já realizamos duas jornadas, no Pavilhão Municipal da Maia, em Ardegães, num grupo que conta com equipas do Centro Comunitário de Vermoim Sobreiro, da Santa Casa da Misericórdia da Maia, do AFUA, do Hospital Magalhães Lemos, do Estabelecimento Prisional do Porto e do Asas de Ramalde. Como podemos verificar é um grupo bastante plural que tem conseguido mediar diferenças e viver o desporto de um modo saudável e inclusivo, respeitando as características dos participantes. Aqui o resultado é o que menos deve contar...


Envolvemos neste torneio, jovens com idades mais avançadas, procurando trabalhar alguns competências pessoais e sociais, levando-os a experimentar e partilhar momentos diferentes, que os poderão levar a ver exemplos de superação.


Continuamos a trabalhar para que exista uma sociedade mais humana e menos cega, onde somente a meritocracia se destaca através de critérios bastante segregadores para alguns.


Assim vamos lutando pela inclusão e procurando a mudança em cada jovem...

:-) :-) :-) :-) :-) :-)

Ações de Rastreio (PASOP) na Triana, CSS, AERT, AERT3

Terminamos o nosso Ciclo de Rastreio de Saúde. Nestas últimas etapas estivemos presentes na Escola Secundária de Rio Tinto, no Agrupamento de Escolas de Rio Tinto, Centro Social de Soutelo e nos Conjuntos Habitacionais das Areias; Ponte e N. Sr. Aflitos.


Temos de registar a parceria que estabelecemos com o PASOP - Projeto Ambulatório de Saúde Oral e Pública, da Universidade Fernando Pessoa, que nos levou a colocar a palavra prevenir no centro da reflexão....É melhor prevenir do que reagir, e com a saúde não se brinca!


Agradecemos a tod@s os envolvidos!

Prof.ª Marcia Pacheco - Responsável pela área da Saúde - AERT3

:-) :-) :-) :-) :-) :-) :-)

25 de novembro - Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Durante este dia desmultiplica-mo-nos em iniciativas contra este flagelo que, infelizmente, ainda atinge muitas pessoas, na sua maioria mulheres.


Durante a manhã distribuímos pequenos mas úteis folhetos com informação, que alertava para o "Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres" e que continham alguns contactos para onde podemos denunciar casos de violência, mesmo que seja em casa alheia ou entre pessoas que aparentemente não nos dizem nada...


Foi com esta predisposição que percorremos os cinco conjuntos habitacionais de intervenção e arredores, abordando com um sorriso as pessoas, mas aproveitando para as interpelar e lembrar que a violência é crime e que não podemos ser cúmplices de um crime.


Paralelamente, os parceiros da Comissão Social de Freguesia e a Junta de Freguesia de Rio Tinto, faziam o mesmo em escolas, nas estações de metro e comboio, pelas ruas e superfícies comerciais.


Durante a tarde e início da noite, colamos cartazes em alguns estabelecimentos comerciais e nos vidros do nosso projeto, contando com o contributos de jovens participante e voluntários.


Neste espírito colaborativo que procuramos alertar consciências em conjunto com diversos parceiros da nossa comunidade.


Nós não ficamos indiferentes....e você?!

:-) :-) :-) :-) :-) :-) :-) :-)

28 de novembro - Palestra "Violência contra as Mulheres"

Para culminar uma semana dedicada à eliminação da violência contra as mulheres, a Rede Social de Freguesia de Rio Tio organizou uma palestra sobre o tema, no Centro Cultural de Rio Tinto, contando oradores privilegiados que deram a conhecer dados relevantes acerca deste problema e refletiram acerca da evolução do mesmo. Estiveram representados os nossos parceiros PSP, DGRSP, Câmara Municipal de Gondomar e Escola Secundária de Rio Tinto, mas também o INEM e a UMAR.


Infelizmente verifica-se que é um dos problemas atuais na sociedade e que maior exposição pública desta problemática pode ser uma mais valia para combater este flagelo, que na grande maioria das vezes surge no embrião da sociedade, que é a família. É importante deixar de lado ideias pré estabelecidas e preconceitos, como "entre marido e mulher não se mete a colher" ou então que é um problema que não é nosso. Todos temos a obrigação de denunciar e mudar a nossa sociedade, partindo de dentro, o mesmo é dizer, dentro de cada um de nós.


Durante a semana foi o que procuramos fazer em conjunto com as crianças e jovens, tentando despertar para esta realidade, e até mesmo despertar fantasmas, refletindo e demonstrando que existem sempre caminhos mais corretos do que a violência, até porque, como verificamos, a violência normalmente gera violência, quer seja a curto médio ou a longo prazo.


Agradecemos à Comissão Social de Freguesia e à Junta de Freguesia de Rio Tinto, nossa parceira e promotora, pela oportunidade de cooperação para combater um problema que é de tod@s!

Big image

:-) :-) :-) :-) :-) :-) :-) :-) :-)

Exercícios de dinâmicas de grupo

Esta semana destacamos alguns exercícios de dinâmicas de grupos protagonizadas como os grupos de participantes nos diferentes conjuntos habitacionais. Procuramos levar à reflexão sobre nós, a nossa relação com os outros e com o meio, trabalhando aspetos importantes como a autoconfiança, autocontrolo, autoconceito entre outros aspetos muito importantes à construção da personalidade, que reflete na forma de "ser, estar e fazer".


Contamos com a colaboração das nossas mais recentes colaboradoras, Gabriela, Flávia e Cláudia, três jovens estudantes do curso de Educação Social da Escola Superior de Educação do Porto, que estão a realizar o seu estágio curricular. Desse modo, potenciam estes espaços para conhecer a realidade onde intervêm, compreendendo dinâmicas, percebendo o funcionamento e conhecendo melhor as crianças, jovens, técnicos e outros participantes no projeto.


Estes espaços tiveram o condão e atrair a atenção dos participantes, proporcionando momentos de maior ou menor de reflexão sobre a sua intimidade, mas também espaços lúdicos e pedagógicos, porque, afinal, até podemos fazer de momentos aparentemente de puro entretimento, espaços ricos de aprendizagem e crescimento pessoal e social.


Agradecemos a tod@s envolvid@s!

:-) :-) :-) :-) :-) :-) :-) :-) :-) :-)

Banco Alimentar

Nos passados dia 29 e 30 de novembro associamo-nos ao Banco Alimentar. Procuramos alimentar "esta ideia", levando-a a ser mais do que uma mera ação assistencialista e pouco empoderadora dos seus participantes, chamando os/as jovens a participar civicamente através do voluntariado, o que os fez compreender a refletir acerca da pertinência destas iniciativas.


Foi nesse sentido, que oito jovens dos Conjuntos Habitacionais da Ponte e de N.Sr. Aflitos / Triana participaram na entrega e recolha de alimentos no Pingo Doce de Rio Tinto, durante três horas. Foram horas onde a boa disposição reinou e até uma pontinha de competitividade se evidenciou para perceber quem entregava mais sacos e recebia mais alimentos, num espírito saudável em prol de uma causa nobre e que nos deve tocar a tod@s.


Participamos em parceria com o Centro Social de Soutelo, que já há alguns anos assume a coordenação daquela e de outra superfície comercial e é uma das instituições responsáveis pela distribuição criteriosa dos seus alimentos pela pessoas efetivamente carenciadas.


Procuramos levar os jovens a refletir na necessidade de ajudar o outro, até porque muitas vezes são elas, infelizamente, a passar por necessidades tão básicas como a alimentação.


Ficamos gratos a todos/as os envolvidos por esta oportunidade que certamente voltaremos a repetir.

:-) :-) :-) :-) :-) :-) :-) :-) :-) :-) :-)

Curso de Formação B2+B3 cozinha arranca na Ponte - Rio Tinto

Finalmente teve início o Curso de Formação da Cozinha EFA B2+B3. Contamos com uma turma de cerca de 22 pessoas identificadas pelo projeto. Tratam-se de pais e/ou familiares de jovens participantes nas atividades do projeto, pessoas indicadas pelas de RSI do Centro Social de Soutelo, da Associação Nuno Silveira e da Santa Casa da Misericordiosa de Fânzeres.

Com estas parcerias e nossa relação com as pessoas residentes nos conjuntos habitacionais, procuramos criamos nesta turma que envolve pessoas sócio economicamente vulneráveis, procurando combater o fenómeno da inércia e da subsidio dependência em que muitos vivem. São pessoas, que procuram uma nova oportunidade no meio formativos, depois de terem tido experiências escolares muito negativas. è interessante observar na mesma turma duas gerações, mãe filho a frequentar a mesma formação.


Como projeto disponibilizamos um espaço e damos o acompanhamento necessário a que as sessões decorram, contando com a preciosa ajuda do Centro Social de Soutelo, que reserva a sua cozinha para tudo possa ser realizado.

Big image

:-) :-) :-) :-) :-) :-) :-) :-) :-) :-) :-) :-)

Siga-nos no Facebook...

Big image
Big image
Big image

Os nossos prezados parceiros de consórcio

. Junta de Freguesia de Rio Tinto - Entidade Promotora;

· Centro Social de Soutelo - Entidade Gestora;

· Agrupamento de Escolas de Pedrouços;

· Agrupamento de Escolas de Rio Tinto - AVERT;

· Agrupamento de Escolas de Rio Tinto n.º 2;

· Agrupamento de Escolas de Rio Tinto n.º 3;

· Câmara Municipal de Gondomar;

· Comando Metropolitano da PSP Porto;

· Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Gondomar;

· Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais;

· Instituto Português do Desporto e Juventude;

· Instituto de Segurança Social;

· Metamorphose - Formação e Consultadoria, Lda.;

· Obra ABC - Amici Boni Consilii.