Projeto Daqui P'ra Cá

| Práticas Artísticas para a Inclusão Social |

Big image

Daqui P'ra Cá

O Daqui P´ra Cá é um projeto de intervenção local na cidade de Leiria que promove a inclusão social de crianças dos 8 aos 13 anos de diferentes contextos sociais. Crianças do Bairro Social Cova das Faias, situada na periferia da cidade onde a maioria é de etnia cigana e crianças da mesma faixa etária da Escola de Dança Clara Leão. Durante o projeto que tem a duração de um ano as crianças vão aproximar-­se entre elas através de experiências de dança, teatro,fotografia e vídeo. Paralelamente à dimensão artística o projeto desenvolve uma dimensão social através de um programa de treino de competências e ajustamento psicológico.


A finalidade do projeto é promover a interação entre dois grupos distintos de modo a potenciar a inclusão social e fomentar a participação comunitária. A dança servirá como um veículo na educação e no desenvolvimento de estratégias facilitadoras da integração social. O projeto culminará com a realização de um espectáculo de dança em que todas as crianças participarão na sua construção. O objetivo é causar impacto em ambas as comunidades.

| À Distância |

O Projeto Daqui P´ra Cá iniciou as suas atividades em fevereiro de 2014, com o financiamento do Programa Partis da Fundação Calouste Gulbenkian.


As atividades de dança foram implementadas semanalmente com as crianças do Bairro Social Cova das Faias e com as crianças da Escola de Dança Clara Leão. Na primeira fase do projecto " À DISTÂNCIA" os grupos trabalharam separadamente. O grupo do Bairro Social Cova das Faias realizou as suas atividades, no pavilhão da Boa Vista, aos sábados durante a manhã e o grupo da Escola de Dança Clara Leão desenvolveu as suas atividades no seu próprio espaço, aos sábados, no período da tarde.


O objetivo nesta fase do projeto foi motivar as crianças para as atividades,estabelecer regras e rotinas, desenvolver capacidades psicomotoras e potenciar a improvisação e a criatividade.

| A Ponte |

As crianças continuaram a trabalhar separadamente, mas começam a aproximar-­‐se

através de várias atividades, incluindo, a dança e outras formas de expressão artística como a expressão plástica e a fotografia. No decorrer desta fase foi trabalhada a identidade da cada criança e de cada grupo.


No final desta fase foi realizado uma atividade de âmbito cultural aberto à comunidade onde as crianças assistiram a um espetáculo de dança participativo.

- Atividades de Aproximação dos Grupos -

Nesta fase foi importante proporcionar aos dois grupos o contacto e a experiência com outras formas de dança e de expressão e foi ainda fundamental desenvolver atividades que pudessem despertar a curiosidade em conhecer o outro grupo.

- O Grupo -

O primeiro encontro dos dois grupos do Projeto Daqui P´ra Cá aconteceu no dia 24 de maio na Escola de Dança Clara Leão e a partir desta data as crianças começaram a trabalhar juntas.
Big image

| Espetáculo Final | A Nova Bailarina

Espectáculo participativo de dança de Aldara Bizarro.


No dia 14 de junho foi realizado um espetáculo aberto à comunidade onde as crianças do Projeto Daqui P´ra Cá...e não só...assistiram e participaram. "A Nova Bailarina" fechou um ciclo fundamental de todo o processo de integração e interação entre os grupos.

Big image

| Feedback dos Participantes |

Este foi o resultado final da primeira fase do Projeto daqui P´ra Cá...o feedaback das crianças e os postais com o resultado da avaliação das atividades que estas mais gostaram de fazer. Os postais têm como finalidade manter a comunicação entre as crianças durante a interrupção do projeto.

| Workshop Intervenção Social com Comunidades Ciganas |

Dado o contexto de intervenção em que o projeto está inserido, A InPulsar entidade promotora do projeto, no âmbito do Daqui P’ra Cá,em parceria com o Núcleo Distrital de Leiria da EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza, promoveu o Workshop Intervenção Social com Comunidades Ciganas, no dia 10 de abril, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.


Fotografia - Rogério Ferrari

Big image

Voltamos em breve...

Um agradecimento especial a todos a todos(as) que colaboram neste projeto e um muito obrigada aos nossos parceiros por nos apoiarem...sempre!!!


A Equipa do Daqui P´ra Cá