Colonato

Stephanie Fraga & Paulo Fontes

Facilidades/Incentivos Oferecidos pelas Empresas Brasileiras aos Imigrantes Europeus

A família do imigrante não tinha que pagar pelos custos de imigrar e demais empresas. As empresas brasileiras fizeram propagandas para imigrantes virem para Brasil, pois queriam “banquear” a população brasileira. Isso tinha o entendimento de equipará-la a das grandes nações européias. Mas também os imigrantes ganhavam uma parte de terra para plantar sua comida.


Conjuntura do Brasil, nessa época, como recrutar mão de obra na Europa

Nessa época, o Brasil estava a procura de trabalhadores livres pois com a lei nova a importação de escravos era proibido, abrindo varias vagas no mercado de trabalho. O Brasil tinha recentemente acabado com o sistema de parceria que não deu certo pelas suas injustiças. Esse sistema novo de Colonato era uma renovação para o Brasil, pois tinha mais benefícios para os trabalhadores. Pós a proibição de importação de escravos, teve uma transição para o trabalho livre no Brasil, que trouxe vários benefícios.

Por causa da Tarifa Alves Branco, os Europeus ficaram brabos com os Brasileiros e botaram pressão para a Lei Eusébio de Queiroz. A tarifa Alves Branco fez os Brasileiros abrir mais indústrias e poder investir nas produções nacionais. Então a lei nova de proibição de importação de escravos ajudou o Brasil a querer imigrantes europeus para ocupar os lugares dos escravos.


a Conjuntura da Europa, nessa época, para ter estimulado a saída de parte da sua população

A Europa estava em uma grande crise, as pessoas que tinham mais riquezas ganhavam um maior poder politico, enquanto os trabalhadores mais pobres não ganhavam quase nada. Os povos mais nacionalistas começavam guerras para conquistar sua liberdade, causando muita instabilidade no continente.


Forma que trabalhadores são empregados hoje, no Brasil, de acordo com as leis Trabalhistas/Critica

O Presidente da Republica, Getúlio Vargas criou todas as leis trabalhistas que há, condecorou os direitos com méritos. Sendo assim, empregados teriam salário mínimo e seguros como planos de saude, etc. Era requisitado que os empregados tinha tempo de descanso, bem diferente do sistema Colonato, onde não eram trabalhadores mas sim empregados da corte ou escravos. Importante mencionar que eles não tinham méritos no seu trabalho como: Plano de saude, salário mínimo, etc.

O sistema Colonato não tinha lucros aos trabalhadores, isto e
porque a quantidade de tempo que eles trabalhavam não era compatível ao seu salário, sendo assim, empregados no sistema Colonato maioria não era de alta classe.

Bibliografia

Santiago, Emerson. "Colonato." InfoEscola. InfoEscola, 2006. Web. 2 June 2015.