Sistema cardíaco

O ciclo cardíaco e seu controle de ritmia

A sístole e a diástole

A contração dos ventrículos é conhecida como sístole e nela ocorre seu esvaziamento de sangue, que segue para a circulação no corpo. O contra-tempo desse movimento é chamado de diástole e é o relaxamento dos ventrículos e é nela que os ventrículos recebem sangue dos átrios. A contração dos ventrículos bombeia o sangue para as artérias pulmonar e aorta, cujas válvulas semilunares(três membranas em forma de meia-lua) se abrem para permitir a passagem de sangue e para impossibilitar o refluxo do sangue para os ventrículos.

O controle do ciclo cardíaco

Para manter o controle do ciclo-cardíaco existem os nódulos sino-arterial e atrioventricular. O nódulo sino-atrial é uma região especial do coração, responsável pelo controle da frequência cardíaca. Localiza-se perto da junção entre o átrio direito e a veia cava superior e é constituído por um aglomerado de células musculares especializadas que vibram numa velocidade um pouco acima da vibração cardíaca, ele se espalha por todo coração, sendo por isso conhecido como marcapasso. O nódulo atrioventricular, composto de fibras musculares cardíacas especializadas, ou fibras de Purkinje, é responsável por transmitir o impulso dado pelo nódulo sino-atrial dos átrios para os ventrículos. Sua velocidade de propagação é aproximadamente 6 vezes maior do que a do tecido cardíaco normal.

Big image

Correção de arritmia cardíaca - Ablação por radiofrequência

A ablação por radiofrequência é o método mais eficiente e menos invasivo para correção de arritmia cardíaca pois é um procedimento totalmente indolor, de rápida recuperação e sem necessidade de abertura do tórax. A maior parte das arritmias cardíacas pode ser curada com a ablação por radiofreqüência. Desta forma, os pacientes com arritmias de alto risco, os que respondem mal ao uso de medicamentos ou os que necessitam altas doses para controle são os mais beneficiados
Gavearad | Radiologia vascular e intervencionista - Ablação por Radiofrequência