PROJETO INTEGRADO

CORRENTE COOPERATIVA - SAÚDE PÚBLICA

1 ano C - Pedro Leal-41 / Guilherme Pinheiro-13 / Gabriel Guedes-12 / Daniel Studart-8 / Luiggi Lettieri-27 / Pedro Pessina-42

Léxico dos Direitos Humanos (Popplet)

Big image

Tabela de associação: DIREITOS HUMANOS x ARTIGO 5º

Big image

Violação dos Direitos Humanos

O Artigo 3 da Declaração Universal dos Direitos Humanos diz que: Todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade, e à segurança pessoal. Mas infelizmente, nem sempre, esses direitos são realmente assegurados à todos.


-A saúde, a alimentação e a moradia são alguns dos elementos essenciais para uma boa manutenção da vida de cada cidadão. E a baixa qualidade e disponibilidade ou até a ausência destes elementos pode ser fatal. A grande causa desta baixa disponibilidade e qualidade precária destes elementos na vida de algumas pessoas é a falta de investimentos do governo. O direito à vida, além de ser assegurado (muitas vezes apenas no papel) pela Declaração Universal dos DH, também é assegurado (também muitas vezes só no papel) pela Constituição Brasileira. E é de grande responsabilidade do governo, investir na moradia, alimentação e saúde pública. Só que as vezes, o governo se "esquece" destas prioridades e acaba gastando dinheiro em coisas que o país não necessita, como a Copa do Mundo Fifa, diminuindo a qualidade de vida de grande parte da população.

-A liberdade é uma coisa que o ser humano busca desde o início de sua existência. Protestar, se manifestar, ter livre expressão são direitos que todos tem. Mas as vezes esses manifestantes perdem esta oportunidade de tentar mudar algo que está ruim por causa da opressão seja do governo, seja da própria polícia, que infelizmente usam a violência certas vezes para impedir os manifestos que de certa forma desestabilizam o governo. E essa "barreira" contra os protestos, junto da violência, acaba violando o direito à liberdade e à vida simultaneamente.

-A segurança pessoal vem sendo colocada em risco cada vez mais. Notícias sobre assaltos, sequestros e até assassinatos estão virando rotina nos jornais, e isso é lamentável pois pessoas inocentes acabam sendo injustiçadas e muitas vezes os criminosos não são pegos e presos, o que aumenta ainda mais o perigo. Policiais desatentos muitas vezes, leis que não se concretizam, vigilância fraca são alguns fatores violam o direito à segurança do cidadão.


Uma das soluções seria o povo brasileiro ir as ruas em massa para protestar contra essas violações e lutar pelos seus direitos que já deviam ser garantidos à todos, que é o que está acontecendo no momento aqui no Brasil, pessoas estão parando o país e chamando a atenção do mundo para os desastres protagonizados num país que se diz democrático. Mas infelizmente esses protestos acabam sendo reprimidos pela polícia em proteção ao governo (violação do Artigo 3 da DUDH). Mas ainda existe a esperança de que algum dia o esforço será convertido em sucesso e o nosso país irá progredir. E nada disso é possível sem a compreensão e cumprimento dos Artigos contidos na Declaração Universal dos DH, que é bem sucedido em vários países então também pode ter um bom resultado aqui no Brasil.


Violação dos Direitos Humanos
Big image
Big image
A saúde pública é um direito de todos, assegurado pela Constituição Federal no Título VIII, Capítulo II, Seção II, Artigo 196. Este direito se relaciona intimamente com o direito à vida assegurado pelo Artigo 5 da Constituição Federal, pois sem saúde, não há vida.



Pré-projeto (saúde pública) - Lingua Portuguesa

Justificativa


O propósito da campanha é conscientizar a população sobre a precária situação da saúde pública no Brasil e tentar melhorar a qualidade desse serviço, pois todos temos ou pelo menos deveríamos ter o direito à saúde assegurado pela lei.


Objetivo Geral


Entender os problemas do sistema público de saúde no Brasil e suas consequências para a vida da população, trazendo uma reflexão sobre os próprios problemas e suas respectivas soluções.


Objetivos Específicos


  1. Mostrar os problemas do serviço de saúde pública no Brasil e entender o porque da ocorrência destas falhas;
  2. Identificar as consequências que estes problemas trazem individualmente e coletivamente para a população;
  3. Formatar soluções para resolver estes problemas a fim de possibilitar caminhos para uma melhora na saúde pública e o aumento da qualidade de vida no Brasil.



Estratégias

Vamos tentar difundir e divulgar nossas idéias dentro da campanha por meio de redes sociais, cartazes, vídeos e notícias buscando clarificar o povo sobre as graves falhas na saúde pública no Brasil e com isso alcançar uma considerável melhora neste sistema.


Logotipo

Big image

Vídeo

Trabalho Integrado - Corrente Cooperativa
Big image
SAÚDE!