OSCAR NIE-ZINE-MEYER

A historia do Gênio

Introdução

Olá Internautas! Isso que você vai ler é um e-zine, isso mesmo e-zine! São publicações feitas de pessoas para pessoas que gostam do mesmo tema e os compartilham por meio da Internet. Em geral um e-zine é uma publicação feita por um fã, que nesse caso, sou eu. Eu estou fazendo isso para minha aula de português, mas também por que sou uma grande fã do Oscar Niemeyer. Niemeyer é o maior arquiteto do Brasil e um dos maiores criadores do mundo. Ele foi eleito o 9o maior gênio vivo. Ele é responsável pelas principais obras de Brasília. Além de ser referencial na área de arquitetura, Niemeyer é ícone no mundo da política e do comunismo.

Big image

Onde tudo começou...

Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares nasceu no Rio de Janeiro, no dia 15 de dezembro de 1907 e passou quase sua vida inteira lá. Em 1928 ele concluiu o secundário e casou-se com Anitta Baldo, filha de imigrantes Italianos. O primeiro trabalho de Niemeyer foi na tipografia dos pais e se matriculou na escola de Belas Artes do Rio de Janeiro em 1929 e logo em 1934 se formou.

Quando trabalhou no escritório de Lúcio Costa e Carlos Leão ele participou da equipe que projetou o Ministério da Educação e da saúde. Nessa época ele conheceu o arquiteto referencial de suas obras, Le Corbusier- na foto ao lado- e o político Gustavo Capanema. Ainda trabalhando com o Lúcio Costa ele projetou o Pavilhão do Brasil.

Belo Horizonte!

Sabia que em 1940 ele foi convidado pelo prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek para projetar o conjunto da Pampulha. No conjunto da Pampulha ele projetou a Igreja de São Francisco de Assis, uma das obras mais conhecidas do arquiteto, mas por não ter uma forma ortodoxa a igreja católica se recusou a benzer a igreja em 1943.

Comunismo

Em 1945 Niemeyer ingressou o partido comunista Brasileiro. Ele lutou contra a repressão da ditadura militar e foi exilado para França. Lá ele militou o Partido dos fuzilados, que foram aqueles que resistiram ao nazismo, O Partido Comunista Frances. Ele também construiu a sede desse partido. Niemeyer sempre apoio e esteve ao lado do progresso da humanidade. O comunista apoiou a revolução bolchevique e sempre ajudou a Cuba socialista. Niemeyer era amigo de Fidel Castro e apoiou todas as lutas dos trabalhadores em seu tempo, militante sempre solidário, altivo e disposto a lutar pelo socialismo. Quando o partido comunista foi atacado pelo liquidacionismo ele estava la e gritou junto com seus partidários: “Enquanto houver miséria e opressão, ser comunista é a nossa decisão”.

Obras Literárias

Logo após sua viagem à Nova York pra desenvolver o projeto da sede da ONU, Stamo Papadaki publico o livro The Work of Oscar Niemeyer, contando sobre suas obras. Niemeyer também publicou um livro de sua autoria, Quase Memórias. Até sua morte ele publicou outros 11 livros.

Segunda Casa

Em 1967, Niemeyer foi proibido de trabalhar no Brasil, pois 2 anos antes se retirou da Universidade de Brasilia e fez um protesto contra a política universitária. Então decidiu se instalar em Paris. Em Paris ele abriu o seu escritõrio na famosa avenida Champs-Elysées e criou o centro cultural de Le Havre. Em 1978 de volta ao Brasil tornou-se presidente do Centro Brasil Democrático do qual fundou.

Brasília

Em 1980 Oscar desenho o Memorial Jk em Brasilia, logo 5 anos depois voltou a desenvolver projeto que “construiu” a cidade do Brasil. Em 1987 ele recebeu o Prêmio Pritzker de Arquitetura que é o mais importante da categoria do mundo. No mesmo ano ele projetou o Memorial da America Latina em São Paulo.

Crítica

Oscar Niemeyer é criticado tanto possitivamente como negativamente. Positivamente porque ele era inovador e muito moderno, até suas obras tem um toque futurista. Negativamente porque ele era previsível e todas as suas obras tinham curvas e todo mundo ja sabia o que ele iria fazer.

Annita Baldo

Annita Baldo, mulher de Niemeyer morreu em 2004 e deixou uma filha, Anna Maria, cinco netos, treze bisnetos e cinco tataraneto. 2 anos após a morte de Annita, Oscar casou-se pela segunda vez com sua secretária, Vera Lúcia Cabreira. Em 2007 ele foi nomeado presidente do Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais.

100 anos

O arquiteto recebeu das mãos do presidente Lula a Medalha de Mérito Cultural em homenagem ao seu centenário. “Niemeyer é um exemplo de vida e uma inspiração para todos os brasileiros” afirma o presidente.

Complicações

Em 2011 o Niemeyer de 101 anos foi submetido a uma operação para a retirada de um tumor no intestino em um hospital no Rio de Janeiro. No mesmo ano ele foi operado para a retirada de um cálculo na vesícula.

2012

Em 2012 morreu a única filha de Oscar Niemeyer com enfisema pulmonar. No mesmo ano, o gênio vivo, o gênio da arquitetura nos deixou e foi para um lugar melhor. A causa da morte foi infecção respiratória que gerou uma parada cardíaca. Oscar Niemeyer pode ter morrido mas seu nome está escrito na historia do Brasil e ele será lembrado por varias gerações por sua genialidade. O homem pode ter morrido mas suas obras e história não!

Curiosidades!

-Niemeyer sempre defendeu sua posição comunista e chegou até a visitar a União Soviética.

- Em uma entrevista a Folha de S. Paulo ele foi perguntado se as coisas são melhores do que há cem anos e ele afirmou: “Cem é sacanagem, pô! Eu tenho 60!” sempre mantendo o bom humor.

-” A arquitetura não tem importância. A vida que é importante”

- Oscar Niemeyer detestava avião, mesmo se deslocando do Rio para Brasilia ele preferia usar o carro.

- Quando estava prestes a completar 100 anos ele afirmou que aproveitava a vida, comia tudo, fumava charuto, tomava vinho e mantinha relações sexuais diárias.

-Chico Buarque prestou vestibular para a arquitetura inspirado no trabalho de Niemeyer

- Niemeyer sempre agradeceu aqueles que trabalhavam com ele e tentava recompensa-lo. Ele construiu uma casa para o seu motorista em uma área da zona norte do Rio.

Exemplo de vida!

Esse video mostra uma entrevista do Niemeyer e ele conta um pouco de sua vida para o entrevistador. Ele conta sobre a construção de Brasilia, infância e juventude que foram marcadas pela religiosidade de sua familia.

Oscar Niemeyer - Entrevista.

Obras

Essas são algumas de suas obras no território nacional e internacional. Entre obras literárias e arquitetônicas somam mais de 80 obras.
" Não é o ângulo reto que me atrai. Nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu País, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, nas nuvens do céu, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o Universo - o Universo curvo de Einstein"

-Oscar Niemeyer

O Arquiteto da Invenção

As obras de Niemeyer são destaque mundo a fora por suas linhas curvas e beleza que contemplam a natureza e dão forma a vida. Além de suas obras a pessoa que ele era: humilde, bem-humorado, empático, nesse documentário é mostrado a perspectiva de seus amigos e parentes que conviviam com Oscar.
O Arquiteto da Invenção - Oscar Niemeyer