Perigo microscópico

Entendendo as superbactérias

Como Surgiram

As bactérias surgiram há cerca de 3,5 bilhões de anos e estão até hoje evoluindo para ocupar todos os tipos de habitats, até mesmo aqueles mais extremos.



As superbactérias são bactérias muito resistentes à maioria dos antibióticos utilizados no tratamento de infecções causadas por elas mesmas. O surgimento das superbactérias se deve à variados casos:


  • Seleção natural. O conceito de seleção natural surgiu com Charles Darwin ainda no século XIX, onde o ambiente seleciona os seres com as melhores características, extinguindo os de característica menos apta. No caso, as bactérias mais resistentes sobrevivem e assim continuam a se reproduzir. A mutação espontânea e a recombinação de genes (reprodução) criam variabilidade genética, ajudando no processo evolutivo das bactérias. As drogas atuam como agente seletivo, favorecendo as raras bactérias resistentes presentes na população.
  • Superdosagem. O uso abusivo dos antibióticos contribui para aumentar o processo seletivo dessas drogas, criando um ambiente bastante favorável à permanência das bactérias.
  • Automedicação. Pacientes sem conhecimento ou recomendações médicas ingerem antibióticos na dose errada ou em situações erradas, como numa gripe (antibióticos só atacam células e os vírus são acelulares), em que o melhor remédio seria vitamina C e repouso.
  • Interrupção do tratamento. A interrupção geralmente ocorre quando os sintomas cessam, mas as bactérias ainda não foram totalmente eliminadas, se multiplicando e ganhando mais resistência ao medicamento.


Com a sua rápida reprodução, prejudicam um ou mais órgãos do corpo, que, ao entrarem em contato com um organismo debilitado ou até mesmo em crianças e idosos, as superbactérias podem levar o indivíduo à morte.

Como evitar

O combate dessas superbactérias é normalmente muito agressivo ao corpo, já que são utilizados antibióticos específicos e muito fortes. As medidas que devem ser adotadas para evitar esse tipo de contato são:
  • Uso racional dos antibióticos, evitando uma superdosagem, uso indiscriminado ou subdoses
  • Adequada higienização das mãos pela equipe médica e visitantes.
  • Isolamento dos pacientes portadores de bactérias resistentes.



A contaminação por superbactérias é um caso sério e toda a população deve estar ciente de seus riscos e prevenções.



Trabalho integrado Português e Biologia

Grupo:

Gabriel Barbosa (14)

Hernane Junior (17)

Maria Rita Dantas (29)

Mariana Morais (30)

3º ANO "H"