Sistema Urinário

Anatomia: Órgãos e Funções

O sistema urinário é formado pelos rins e pelas vias urinárias (estas que são ureter, bexiga e uretra) e esfíncter.


  • Rins: atuam na filtração do sangue e na produção de urina. Possui várias funções, estas que são:

- manter estável a quantidade de partículas dissolvidas no sangue

- regulação do volume sanguíneo

- regulação do pH sanguíneo

- produção e liberação de hormônios

- regulação da pressão arterial

- regulação dos níveis de glicose no sangue

- excreção de substâncias estranhas

- regulação da composição iônica do sangue


  • Ureter: tubo que liga o rim à bexiga. Assim como os rins, o corpo humano possui dois ureteres. Estes conduzem a urina produzida no rim até a bexiga para ser armazenada. Possuem entre 25 a 30 cm de comprimento e apenas 3 mm de diâmetro.


  • Bexiga Urinária: encontra-se na parte inferior do abdômen e funciona como um reservatório da urina que é produzida nos rins. A bexiga é formada por músculo e é bem elástica. Um adulto possui a capacidade média de 1,5 litro.


  • Uretra: canal por onde é expelida a urina armazenada na bexiga. Possui um esfíncter que permite o esvaziamento voluintário da bexiga. No homem, a uretra também é participa do sistema reprodutor, sendo o canal por onde passa o esperma.

Big image

Medula Renal x Córtex Renal

Ambos são componentes do rim possuem importantes funções na produção e armazenamento da urina.


  • Córtex renal: parte mais externa do rim, localizado entre a cápsula renal e a medula renal, sendo que em seu interior estão localizados os néfrons. Estes que são tubos curvos nos quais o sangue é filtrado. O córtex penetra entre os rins por extensões chamadas colunas renais, que atuam como suporte para os vasos sanguíneos. Ele também participa no metabolismo dos rins através da produção de amoníaco para titular a acidez da urina.

  • Medula renal: parte mais interna do rim, estando localizada entre o córtex renal e a pélvis. A medula consiste de estruturas cônicas estriadas - pirâmides de Malpighi, cujas bases são adjacentes ao córtex. Esta também contém diversos tubos coletores de urina.
Big image

Excretas Nitrogenadas

Excretas nitrogenadas são produtos do metabolismo celular, inúteis para célula e muitas vezes tóxicas ao organismo e, para tanto, estas devem ser ser excretadas. Possuem q dominação de excretas nitrogenadas por possuírem o Nitrogênio em sua molécula.

Amônia → substância extremamente tóxica aos organismos, de alta solubilidade, mas necessita de grande quantidade de agua para ser excretada.
Fórmula: NH3

Uréia → substância pouco toxica e solúvel em água. É sintetizada no fígado dos vertebrados a partir da reação da amônia e o gás carbônico. Por ser menos tóxicas que a amônia, pode ser acumuladas temporariamente no corpo e excretada em soluções concentradas, sem que sejam precisas grandes quantidades de água.
Fórmula: CH4N2O

Ácido úrico → substância de toxicidade baixa e insolúvel em água, portanto pode ser excretada sem que haja perda de água para o organismo.
Fórmula: C5H4N4O3
Animais quanto ao tipo de excreta nitrogenada:

Amoniotélicos: animais que excretam amônia. Ex: invertebrados aquáticos e peixes ósseos.

Ureotélicos: animais que excretam uréia. Ex: anelídeos, peixes cartilaginosos, anfíbios e mamíferos.

Uricotélico: animais que excretam ácido úrico. Ex: insetos, répteis e aves.
Big image

Vídeos

Nefron .wmv
Medical Videos Urinary system The nephron

GRUPO (3ºE)

Daniela Abreu- nº9

Maria Luiza Munhoz- nº32

Mariana Sidrim- nº33

Melissa Panhol- nº40