Lixo

Um problema verdadeiro.

O lixo e suas consequências

Nos dias de hoje um problema muito grave que vem se agravando e está prejudicando o planeta é o lixo. E foram criadas intituições que tentam reduzir esse problema, por exemplo, a SLU. Ela foi uma das primeiras instituições ambientalistas criadas no DF (1961) inicialmente conhecida como SLP. Naqueles tempos, Brasília sofria um grave problema com o lixo e não era tratado. As intituições não são o único meio de tratamento, cada um pode ajudar reciclando, reduzindo e reutilizando.

Todos nós devemos buscar formas de amenizar o problema do lixo e cuidar do meio ambiente.

Diferentes formas de tratar o lixo

Existem diferentes formas de tratar o lixo, ou seja, dar um destino a ele. Essas maneiras de tratar o lixo geram consequências para o meio ambiente. A sociedade em que vivemos deve escolher àquela que agrida menos o meio ambiente.

Aterro Sanitário

O lixo que sai de nossas casas, nossa escola e dos lugares que frequêntamos tem que ir para algum lugar, um deles é o aterro sanitário. Nele são dispostos resíduos domésticos, comerciais, de serviços de saúde, da indústria de construção, e também resíduos sólidos retirados do esgoto , esse procedimento é repetido várias vezes, formando-se camadas sobrepostas. O aterro deve ser pouco permeável, isto é, deixar passar pouca água e lentamente, distante de qualquer lugar habitado e não deve haver lençol subterrâneo de água nas proximidades dele. O problema do aterro consiste no fato de que o lixo em decomposição elimina um líquido, chamado chorume, que pode contaminar o solo, e o lençol freático.

Incineração

Tem também a incineração que é a queima do lixo em fornos e úsinas próprias, sua vantagem é reduzir bastante o volume de resíduos e destrói os microorganismos que causam doenças, contidos principalmente no lixo hospitalar e industrial. É um processo caro, pois, para evitar a poluição do ar, é necessária a instalação de filtros e de equipamentos especiais para filtrar a fumaça resultante do processo, que é poluente, pois elimina para a atmosfera gás carbônico. Após a queima o resíduo é encaminhado para os aterros sanitários.

Lixões

Uma das formas de tratar o lixo que mais agride a natureza são os lixões. Que consistem em depósitos de lixo a céu aberto, com o solo totalmente desprotegido. A contaminação do solo acontece pois o lixo quando entra em decomposição libera um líquido tóxico. Um outro problema são os catadores de lixo que entram em contato direto com o lixo de diferentes origens, os mais perigosos são os hospitalares e aqueles que são jogados sem o mínimo cuidado, como por exemplo vidro, agulha, lâmpada entre outros.

CICLO DO LIXO