Aurora Boreal

Um dos fenomenos naturais mais bonitos do Universo

Introdução

As auroras boreal (norte) e austral (sul) são verdadeiros shows de luzes coloridas e brilhantes, que ocorrem em função do contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta Terra.

Informações

São fenômenos visuais que acontecem não somente nas regiões polares de nosso planeta, mas também em lugares com temperaturas de até -30º e que quase não se vê a luz do sol. Podem ser visualizadas, no período noturno ou final de tarde, a olho nu nas regiões onde ocorrem.também são vistas na Noruega, Suécia, Finlândia, Islândia, Alasca, Canadá, Groelândia, Escócia, Rússia e Ilhas Farol. Pode aparecer em vàrios formatos: pontos luminosos, faixas

Como isso acontece:

Originam-se quando as partículas elétricamente carregadas, transportadas pelo vento solar, chocam-se, com grande velocidade, com os átomos e moléculas da atmosfera terrestre. Os choques provocam a excitação dos átomos e das moléculas que emitem um fotão luminoso, quando se descarregam. As auroras boreais mais comuns têm uma cor verde-amarelada, e resultam do choque com átomos de oxigênio a alturas de entre 90 e 150 Km. Também as auroras vermelhas, que ocasionalmente aparecem acima das verdes, são produzidas pelos átomos de oxigênio, enquanto as azuis se devem aos íons das moléculas de hidrogênio.

A aurora boreal vista do espaço

Planeta terra visto do espaço com aurora boreal

CURIOSIDADES

Origem do nome

- O nome aurora boreal foi dado pelo astrônomo Galileu Galilei em homenagem à deusa romana Aurora (do amanhecer) e seu filho Boreas.
Big image

Onde mais isso acontece

- Além do planeta Terra, podemos encontrar este fenômeno em planetas como Júpiter, Saturno e Marte.

Big image

O SHOW DAS AURORAS BOREAIS:

Finland / Finnland: Aurora Borealis by Reisefernsehen.com - Reisevideo / travel video