ELEIÇÕES CONSELHO TUTELAR 2015

Vote 05, Alan Gleison Albach para conselheiro tutelar.

Um pouco sobre Alan Gleison Albach

Me chamo Alan Gleison Albach, tenho vinte e quatro anos, sou acadêmico em Direito pela Faculdade Unopar Ponta Grossa. Estou concorrendo ao cargo de conselheiro tutelar de Ponta Grossa, pois creio que uma sociedade começa por suas crianças e que estas merecem o apoio, cuidado e carinho para crescerem felizes, saudáveis e tornarem-se cidadãos atuantes e participativos na sociedade.

Quem me conhece sabe do carinho que tenho pelas crianças e de minha atuação junto a atividades beneficentes de um modo geral; seja no auxilio do preparo de sopas para distribuição às famílias carentes, almoços e jantares para a arrecadação de recursos para a construção do novo Mosteiro da Ressurreição da nossa cidade. E ainda com as campanhas de Páscoa e Natal, totalmente voltadas a estes pequenos cidadãos que temos por missão na terra contribuir na formação.

Peço seu voto, pois tenho a convicção de que posso desempenhar com honra, carinho e dedicação esta grandiosa função, tão importante para a construção de uma sociedade justa e harmoniosa.

O que é e quais as funções do Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar zela por crianças e adolescentes que foram ameaçados ou que tiveram seus direitos violados. Mas zela fazendo não o que quer, mas o que determina o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) em seu artigo 136, nem mais (o que seria abuso) nem menos (o que seria omissão).

Toda suspeita e toda confirmação de maus tratos devem ser obrigatoriamente comunicado ao Conselho Tutelar, que não pode ser acionado sem que antes o munícipe tenha comparecido ao serviço do qual necessita.

O Conselho Tutelar não substitui outros serviços públicos (não é para isso que foi criado) e só deve ser acionado se houver recusa de atendimento a criança e ao adolescente. Ele é um órgão público do município, vinculado à Prefeitura e autônomo em suas decisões. É também um órgão não-jurisdicacional, ou seja, é uma entidade pública, com funções jurídico-administrativas, que não integra o Poder Judiciário.

O artigo 132 do ECA determina em cada município deve haver, no mínimo, um Conselho Tutelar composto por cinco membros, escolhidos pela comunidade por eleição direta para mandato de quatro anos, permitida uma recondução.

Como e onde será a votação?

A votação será realizada no dia 04 de outubro, em um único local, sendo este localizado na Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, Campus Central – Bloco A. Das 08

Após o termino da votação será iniciada a contagem dos votos no Grande Auditório do Bloco A.