Redação Jornalística

A estrutura do texto jornalistico

O que é Jornalismo? Redação Jornalística I - UEMG

Definição de texto jornalístico

A redação jornalística é o estilo de texto que é usado para produzir matérias jornalísticas publicado em jornais, rádios, revistas e televisão. Para cada tipo de publicação existe um estilo de texto definido, uma maneira de transmitir a notícia para o público.

A técnica de redação jornalística não diz somente a respeito da estrutura frasal ou dos vocabulários utilizados, mas também na ordem em que as informações aparecem, o discurso, o tom e os interesses dos leitores. Nos maiores jornais, franqueza, equilíbrio e clareza são fatores fundamentais na apresentação do fato. Os principais objetivos das notícias são: informar de uma maneira compreensível e atender a curiosidade de seus leitores.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/51595/tecnica-de-redacao-jornalistica#ixzz3of811W9k

Estrutura do texto

Se produzir o texto de uma notícia é contar uma história, então, é preciso estar atento aos elementos que constituem uma narrativa: fato, tempo, lugar, causa, modo, personagens, conseqüência. Eles estão presentes em QUALQUER história que a gente conte, seja ela real, fictícia, científica, religiosa etc. São estes elementos que, no jargão jornalístico, são denominados como o que, quando, onde, porque, como e quem.
A peculiaridade da NARRATIVA NOTICIOSA está no fato de que a história contada não se estrutura a partir da ordem cronológica dos acontecimentos. Ou seja: ao noticiarmos um acontecimento, não contamos esta história na ordem temporal clássica das ações que o compõem. É por isso que dizemos que a notícia é formatada pela PIRÂMIDE INVERTIDA.
Por que invertida?
Porque se a história noticiosa fosse formata pela pirâmide normal, o fato seria relatado em sua ordem cronológica.
Mas, “inverter a pirâmide” não significa narrar o acontecido de trás para frente. Longe disso.
“Inverter a pirâmide” significa começar a contar a história indo direto a que conseqüências algo levou. Para isso, precisamos agrupar as informações mais diretas e objetivas relativas aos elementos o que, quem, como quando, onde e porque. E isto deve ser feito logo no primeiro parágrafo do texto, que é chamado de LIDE.

Big image

Lide

O primeiro parágrafo do texto jornalístico é reservado para o lide. O lide consiste em um “guia” da notícia, que deve responder as seis principais perguntas do jornalismo: o que, quem, quando, como, onde e por que. O lide faz parte da organização da notícia no modelo da “pirâmide invertida”, é uma estrutura onde a parte mais larga da pirâmide fica para cima, porque as informações mais importantes estão no começo do texto. Os jornalistas organizam as notícias em uma ordem decrescente de importância dos fatos.