UFMG

Relações múltiplas da Universidade

Relações de cooperação mutua da Universidade Federal de Minas Gerais com outros órgãos nacionais e internacionais.

"Minas Gerais é o segundo maior celeiro de estudantes brasileiros que vão para o Reino Unido pelo programa Ciência sem Fronteiras"

"O Embaixador britânico no Brasil, Alex Ellis, dará nesta terça-feira, 25/02, a partir das 18h30, uma palestra na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para universitários interessados no Reino Unido. Além de se encontrar com alunos de Minas Gerais que estiveram na Grã-Bretanha e na Irlanda do Norte pelo programa Ciência sem Fronteiras, Ellis vai falar sobre as bolsas de estudo Chevening, do governo britânico."


Referência: https://www.gov.uk/government/world-location-news/220711.pt. Acesso em 02/12/2015.

" Atriz de ‘Xingu’ deixa o Amazonas para estudar medicina na UFMG"

"A personagem indígena faz par romântico de Cláudio Villas Bôas, interpretado pelo ator João Miguel. Com a repercussão do filme, vieram dezenas de entrevistas. “Não imaginava isso na minha vida”, revela. Longe das telonas, Adana também está cercada por novidades. Ela é um dos 12 estudantes que ingressaram na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) por meio do vestibular indígena em 2012."


“Avaliei o que oferecia cada faculdade e como são as pessoas. Vim de um lugar de pessoas muitos calorosas, muito afetuosas. Em Minas, elas são muito receptivas, muito família. E isso ameniza a saudade porque estou rodeada de calor humano”. Diz Adana.


Referência: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2012/04/atriz-de-xingu-deixa-o-amazonas-para-estudar-medicina-na-ufmg.html. Acesso em 02/12/2015.

"I Congresso de Escritores e Artistas Negros seis décadas depois."

"O Primeiro Congresso de Escritores e Artistas Negros, realizado em setembro de 1956 na Sorbonne, em Paris, foi um espaço privilegiado em que pensadores das colônias e ex-colônias francesas na África e na América e uma delegação de intelectuais estadunidenses debateram o lugar da cultura negra após o fim da II Guerra Mundial.Para refletir sobre esse momento histórico, o Departamento de História e o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) organizam, de 11 a 13 de novembro, o I Congresso de Escritores e Artistas Negros – seis décadas depois. O evento tem o apoio do Centro de Estudos Africanos (CEA/UFMG)."


Referência: http://plataforma9.com/congresso/ufmg-realiza-evento-sobre-i-congresso-de-escritores-e-artistas-negros/ Acesso em 02/12/2015.

"Presidente da UFMG, Brasil visitou HUST"

"Em 28 de março, o professor Clélio Campolina Diniz, presidente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Brasil foi convidado a visitar HUST. Prof. Li PeiGen, presidente da HUST, e Prof. Luo Qingming, vice-presidente de HUST reuniu-se com o Prof. Diniz, discutindo as questões, tais como a construção conjunta do Instituto Confúcio, reforçando a cooperação em investigação e reforçar os intercâmbios de pessoal e dos alunos."



Referência:http://english.hust.edu.cn/new_Content.html?aid=703. Acesso 02/12/2015.

"Anta amazônica conhecida apenas por comunidades tradicionais é identificada por pesquisadores da UFMG"

"Pesquisadores da UFMG lideraram estudo que resultou na descrição da quinta espécie de anta conhecida, a Tapirus kabomani. Descoberta numa área dos estados de Rondônia e Amazonas, no Norte do Brasil, a espécie, descrita no artigo A new species of tapir from the Amazon, recém-publicado pelo Journal of Mammalogy, era conhecida apenas por comunidades tradicionais e indígenas amazônicos, chamada pelos caboclos e ribeirinhos de anta pretinha."


Referência: https://www.ufmg.br/online/arquivos/031397.shtml. Acesso em 02/12/2015.