Efeito Estufa

causas e consequências

O que é o efeito estufa?

Do total de raios solares que atingem o planeta, quase 50% ficam retidos na atmosfera. O restante que alcança a superficie terrestre, aquece e irradia calor. Esse efeito é o chamado efeito estufa.

Efeito estufa: positivo ou negativo?

Apesar de termos uma visão negativa, o efeito estufa é um evento natural que é inevitável pra proliferação e conservação da vida no planeta. Tem a finalidade de impedir que a terra esfrie, pois com a temperatura muito baixa, seria impossível tanta biodiversidade. Mas diversas ações antrópicas tem intensificado esse processo e aumentado a temperatura terrestre, por meio de emissão de gases na atmosfera, especialmente o dióxido de carbono. Esse dióxido é obtido pela queima de combustíveis fósseis, mas não é o unico agente intensificador da emissão desses gases poluentes.

Consequências do aumento do efeito estufa

   Caso não haja uma diminuição na emissão de gases, esse fenômeno causará uma série de modificações na natureza e consequentemente, na vida humana. Algumas principais mudanças seriam:  Aumento no nível do mar, devido ao derretimento das calotas polares, causando enchentes. Mudanças climáticas drásticas e podem levar áreas cultiváveis a sofrer desertificação. Perda da biodiversidade. Perdas naturais e humanas com os desastres decorrentes.

Galeria