What's NEWS, Folks?

Liderança que faz notícia

E ai, gal? Como passaram o último mês? Foram 30 dias muito intensos pra @VC, e preparamos uma News cheia de novidades para vocês. Esperamos que vocês gostem. Confiram, comentem e, pls, feedbacks por email.

CAMPANHA DO MÊS - JULHO

Big image

CAMPANHA DO MÊS - JULHO

Já estamos em junho, e do camarote já dar pra ver o pico! Vamos ter uma galera viajando e mais um monte de trainees chegando para terem a melhor experiência da vida deles. E nós sabemos que parte do sucesso de um intercâmbio vem do intercambista ser bem recebido, se sentir num ambiente amigável e seguro. E é por isso, a nossa campanha do mês é "Host, o mundo em sua casa!". Já pensou em começar a treinar o inglês/espanhol na mesa de café da manhã? E quantas histórias incríveis podem ser contadas em 6 semanas convivendo com alguém com uma cultura completamente diferente?

Existem oportunidades que só a @ vai te proporcionar, e ser Host é uma das mais legais. Então bora galera, #PartiuserHost?

E a campanha de MAio?

Big image
Após vários dias de muita competição, nos 45 do segundo tempo tivemos uma grande ganhadora! A indicada da Estrela deu o match e ela aplacou a premiação. Agora vai curtir as férias trabalhando com crianças no México. Parabéns Estrelinha, Dandara e Ananda pela colocação e também todos que se esforçaram e contribuíram para aumentar a visibilidade da AIESEC em Viçosa. É esse o sangue nozói que a @VC precisa!

Eles estão chegando!!!

Agora em junho/julho, estamos no pé do pico, e temos que caprichar no pick up dessa galera que vem impactar em Viçosa. Vamos fazer uma recepção top e começar com o pé direito.



18/06 - Albert Jiang - EUA - Smarketing

27/06 - Fernando Zarruk e Georgina Cheng - Nicaragua - Smarketing

28/06 - Roxy Luo - País de Gales - Smarketing

12/07 - Helena Tomas e Laura Sanchez - Espanha - Giramundo

Getting to know a trainee

Voltando com o Getting to Know, vamos apresentar um trainee que veio da terra da Jade e estuda no País de Gales. Conheçam o Ali:

Nome: Ali Shahim

Apelido: Prince Ali (do Alladin)

Idade: 25 anos (But feeling much younger)

País: País de Gales

Estuda: Mestrando na Swansea University (Formado em literatura inglesa na Southampton University)

Com que quer trabalhar: Quero ser professor e dar aulas em colégios.

Project : Gira Mundo

Cantor/Banda Favorita : Possivelmente Oasis é minha banda favorita, mas Michael Jackson é meu artista preferido!

Gosto musical: I like all types of music...it depends on my mood... but right now I am liking deep house, indie r&b and reggaeton haha

Filme: Velozes e Furiosos 5 (Espero que nenhum brasileiro fique chateado com isso)

Por que você escolheu o Brasil?

I chose Brazil because it was my dream to be here! I love the scenary, the people, football and I want to learn brazilian dances like capoera haha. It is such a unique country..no other country has such a diverse mix of people! I also chose Vicosa because it has lots of young people and parties haha

Eles estão partindo!

Já tem um pessoal com passagens compradas para se tornar Cidadão Global nas férias de Junho. Confiram pra onde essa galera está indo.



Ludmila Souza (Eng Ambiental Univiçosa) - 21 anos -Colômbia

Gabriela Gouveia (Nutrição UFV) - 18 anos - Peru-

Mariana Yaly (Engde Alimentos UFV) - 25 anos - Colômbia

Mariana Faria (Nutrição UFV) 25 anos - México

Guilherme Athayde (Eng Ambiental UFV) - 21 anos -Peru

Jacqueline Silva (Ciências Sociais UFV) - 27 anos - Bolívia

Paulo Victor Souza (Eng Ambiental Univiçosa) - 22 anos - Colômbia

Macaully Barcelos (Economia UFV) -19 anos - Venezuela


A OPS (Outgoing Preparation Seminar) foi realizada no dia 20/6, e eles já estão prontos para partir para a melhor experiência da vida deles. E ai, será que teremos alguns returnees no próximo PSel?

OPS?

A Hithiara deixou o depoimento dela sobre o que foi a OPS.


"A OPS foi um evento preparado para os EPs que vão viajar no meio do ano. Foi um desafio montar um evento que pudesse contar com todas as áreas da AIESEC - EPs, trainees e returnees - mas isso foi feito.

Nesse evento tentamos passar para os EPs o significado de ser um representante do Brasil e tentamos prepará-los para a viagem próxima. No decorrer do evento tivemos sessões voltadas a capacitação desses EPs e entendimento do que eles vão fazer lá fora.

A equipe de TM também nos auxiliou nesse vento. Com a sua sessão de liderança e de como despertar a liderança, os EPs ficaram mais alinhados com nossos propósitos e com o que fazemos.

Foi feito um Global Village no evento e contamos com Monique e Maria Luíza falando dos países para os quais foram - México e Peru, respectivamente- para explicarem um pouco sobre a viagem. No evento nós também contamos com a Jimena, o Albert e o Lachlan, trainees presentes em Viçosa no momento.

Uma parte surpresa no evento foi a parte onde vídeos dos CLs dos locais para onde nossos EPs estão indo, apareceram. Nos vídeos, eles falavam que estavam esperando por nossos EPs.

Foi um ótimo evento e que serviu ao seu propósito. Espero muitos outros e que os EPs voltem como membros da @VC."


Hihiara Ferreira

PROUD TO BE @VC

Nesse mês, tivemos aqui no CL:

-WE ARE MOCKINJAY! @VC

-Bau e Monique postulando pra NST

-Jacque postulando pra BD

-Pesquisa da Univiçosa que saiu!

-10 delegados no Writing Days de BH

- Sucesso em IXP, 9 membros que vão ter as melhores experiências das suas vidas.


So proud of you, guys!

KPI

Todo membro na AIESEC tem o KPI de sua job.Você sabe o que são os KPIs? Calma, não é palavrão. KPI são os Key Performance Indicators, ou Indicadores Chave de Desempenho, e ajudam a medir o seu progresso dentro do cargo que você exerce. E você sabe quais são os KPIs da sua job? Entenda melhor com esse texto do site Managementabout. Clique aqui e confira. E caso ainda tenha dúvidas sobre os seus KPIs, pergunte ao seu líder!

QUALITY DAY

Big image
No dia 14 de junho, tivemos um domingo especial. Foi o nosso tão esperado Quality Day! Foi um dia intenso de capacitações de diversos temas, como Feedback, dado pela Monique; Coaching, apresentado pelo Ricardo; Business etiquette, tema abordado pelo trainee Lachlan; Suellen e Mariana Estrela falando sobre Eneagrama;Como Montar um Currículo, apresentado pela Isadora; e por fim a nossa querida Alumnus Mariana Neves, a Presi, falando sobre Carreira. Parabéns a todos que participaram e obrigado a todo mundo que contribuiu para que esse dia acontecesse.
Big image
E no final do dia, tivemos a nossa Confraternização Junina da AIESEC Viçosa. A galera tava animada, teve caldo, teve pipoca, teve canjica, teve tequila mexicana e, claro, teve rollcall. E não poderíamos deixar de dar o nosso muitíssimo obrigado para a nossa alumnus sempre linda Paty Pimenta, que ajudou tanto no planejamento quanto logística do evento. Essa festa não seria possível e nem imaginável sem a sua ajuda! Tava tudo ótimo! A @VC te agradece de coração!


P.S.: Existe uma jequinha mais linda que essa? -->

HOST, AMO/SOU!

A Mara foi host da Sharon, trainee que veio impactar Viçosa a um tempinho atrás. Ela participou do Projeto TALK e elas gravaram um depoimento contando como foi essa experiência. Confiram:
Seja um host! AIESEC Viçosa

Entrevista do Mês

Nossa Membro do mês de Junho é ninguém mais ninguém menos que Isadora Kanandra, também conhecida como Isa.


[Ricardo] Oi Isa. Primeiro algumas informações sobre você. Quem é a Isadora?


[Isa] Oi, meu nome é Isadora Kanandra, mas pode me chamar de Isa mesmo. Eu nasci em Timóteo e tenho 19 anos. Faço aniversário em 25 de fevereiro, sou do signo de peixes e tipo 2 no eneagrama.


[Ricardo] Massa. E me diga uma coisa que você ama.


[Isa] Coxinha gente, adoro!


[Ricardo] hahaha... E a @VC pergunta, o que você faz quando ninguém te vê fazendo?


[Isa] Essa é difícil hahaha... sempre faço tudo na frente dos outros... tipo arrotar, nem ligo... hahaha


[Ricardo] Massa. Agora conta pra gente uma mania estranha sua.


[Isa] Conversar comigo mesma no whatsapp.


[Ricardo] E o que não pode faltar no seu Subway?


[Isa] Não pode faltar leite hahahha.... Brincadeira. Não como no Subway porque tudo lá tem leite e a intolerância não me permite :(


[Ricardo] Uma pergunta muito importante agora. Cachorro ou gato?


[Isa] Gato!


[Ricardo] Pokemon ou digimon? (hahaha Ultima)


[Isa] kkkk... Pokemon! Pika pika pikachuuuu!


[Ricardo] Por que você acha que foi eleita o membro do mês?


[Isa] Ah, acho porque eu reconheci aonde não estava tão bem, e dei o meu máximo com muito esforço e amor.


[Ricardo] E como você se sentiu?


[Isa] Me senti com as energias renovadas, e que tudo valeu muito à pena


[Ricardo] E como se sentiu sendo a mais nova integrante do EBzão da AIESEC Viçosa??


[Isa] Minha ficha ainda não caiu, sabe. Mas fiquei muito feliz ao saber que o EB confia em mim!


[Ricardo] Deixe uma mensagem para o próximo membro do mês.


[Isa] Faça o seu melhor, dentro da DDL, e abrace tudo que a @ te proporcionar, que vai valer muito à pena!


[Ricardo] Por último, deixe uma mensagem para a AIESEC em Viçosa


[Isa] Fazer o que amo ao redor de pessoas especiais, ahh, consegue ser melhor que coxinha! @VC arrasa! Amo vcs!

Oráculo da Mãe Estrela

Os astros esse mês estão em movimentação intensa! A Mãe Estrela acompanha tudo e traz a previsão para junho.


Hey AIESEC!

O mês começou com muita animação dos astros e as coisas andam a mil, afazeres por todos os cantos e a cabeça não para girando em várias rotações. Se segura tipo 7, é hora de ter muito foco e realização dos seus planos (principalmente de Match!!)

As ideias ganham impulso e aceleração clara e direcionada, pois fazem aspecto com Júpiter e Urano. A diferença é na direção e arrojo para fazer contatos particular, movimentar-se, além de enxergar possibilidades, com extra de energia física para tal. É bom se ligar nas promoções e vagas tops que temos para julho tipo 3!

Marte faz aspecto exato com Júpiter e o Sol. Júpiter traz aquele quê de sorte para a posição perfeita para o tipo 6 movimentar-se (Pró atividade para alcançar seus sonhos) ir atrás e então estará na hora e lugar certo, por se mexer, ir atrás do que acredita e confiar no próprio taco. E o que você também está esperando tipo 9? Hellooooooow, o mundo está te esperando, mas não está por sua conta!


Mercúrio retrógrado em Gêmeos em aspecto desafiador com Netuno, mas ganhando certa distância e com isso alívio temporário do dia 20.06 até o dia 27.06, diminuindo os tempos de neblina, permitindo enxergar à frente e ver onde está pisando, sem se perder em devaneios e ilusões. Há momentos trabalhosos, cheios de desafios (um ótimo momento pro tipo 8 sair da sua zona de conforto).


É natural que haja desânimo, mas é tempo também de solidariedade e fraternidade; inclusive para poder apoiar e estender a mão sem se afogar.....Vênus ingressa em Leão no dia 05.06 e permanece até o dia 18.07, dá um rolêzinho rápido em Virgem e retorna para Leão. Momento de arrumar as madeixas, mudar os estilos, aprender um regaton aproveitando pra modelar essa cinturinha tipo 4. Tem coisa nova chegando ai!


Vênus vai fazer belos aspectos com Júpiter e Urano mais próximo do final de junho, aquecendo e incendiando os relacionamentos (Haja tequila!) que foram gestados durante a sua passagem em Câncer, através do contato e carinho consigo, a casa arrumada no contato com Urano que apontou o novo, propício para o tipo 5 receber o desconhecido e abrir as portas para as novidades.


Plutão mostra que é momento de desapegar de coisas de tudo que lhe é rotineiro (Vamos conhecer o mundo gal!). Se houver rompimentos e términos, o momento é de deixar iluminar, e reconfortar com entusiasmo, pureza. Para o Tipo 1, invista no que te dá prazer, no que faz seu olho brilhar. Não desperdice seu tempo, faça algo que te dá gosto de viver. Épocas favoráveis para experiências. O mesmo serve para quem é do Tipo 2, já é hora de encher a vida e o peito de satisfação, reunir pessoas queridas e importantes, parecendo festa, e mostrar toda sua paixão pela vida.

Vocabulário AIESECo

Após o período de Induction, o ex-membro novo ganha não só o título de AIESECo, mas também um jeito todo especial de falar. Vai dizer que você não está alinhadíssimo com o vocabulário da organização? E não estamos falando só de siglas! Confira só:


Paia - Regular, algo que não saiu de acordo com as expectativas

Mei bosta - Ehh, não foi paia, mas bem que podia ser melhor

Massa - Agora sim! Já estamos falando de um conceito bom.

Top - Muito massa! As vezes surpreendente.

Incrível - Top pra caramba.

Sensacional - Alguma coisa muito incrível, usado em grande escala por pessoas que acabaram de voltar do GCDP.

Tirinha de Junho

Big image

Racha Cuca

Um Sheik Arabe diz aos seus filhos para fazerem uma corrida de camelos até a uma cidade distante para determinarem quem irá herdar a sua fortuna. Aquele que tiver o camelo mais lento vencerá. Os irmãos conheciam muito bem os camelos dos outros irmãos, mas nunca haviam apostado qual era o mais lento. Depois de vaguearem sem destino durante dias, eles decidem aconselhar-se com um sábio. Imediatamente após ouvir o seu conselho, saltam para os camelos e correm o mais rapidamente que podiam até à cidade. Que conselho lhes deu o sábio ?


[Resposta da última edição: O viajante perguntou Qual o caminho que vai para a tua aldeia? Ele, então, segue pela estrada que o morador apontou, por que uma pessoa sincera, iriam apontar para a aldeia das pessoas que falam a verdade e uma pessoa mentirosa também apontaria para a aldeia das pessoas que falam a verdade, pois sendo um mentiroso, não iria apontar pra sua própria aldeia]

Tem sugestões/comentários para a próxima News? Mande um alô para bruno1.carvalho@aiesec.net ;D