Machado de Assis

Vida e Obras

Biografia

BIOGRAFIA DE MACHADO DE ASSIS

Joaquim Maria Machado de Assis (Rio de Janeiro, 21 de junho de 1839 — Rio de Janeiro, 29 de setembro de 1908) foi um escritor brasileiro, amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional. Nascido no Morro do Livramento, Rio de Janeiro, de uma família pobre, mal estudou em escolas públicas e nunca frequentou universidade. Seus pais foram Francisco José de Assis, um mulato que pintava paredes, e Maria Leopoldina da Câmara Machado, lavadeira portuguesa dos Açores. Ambos eram agregados da Dona Maria José de Mendonça Barrozo Pereira, esposa do falecido senador Bento Barroso Pereira, que abrigou seus pais e os permitiu morar junto com ela. Ao completar 10 anos, Machado tornou-se órfão de mãe. A madrasta confeccionava doces numa escola reservada para meninas e Machado teve aulas no mesmo prédio, enquanto à noite estudava língua francesa com um padeiro imigrante.

Começou a trabalhar muito cedo, vendendo os doces que sua madrasta fazia. Foi também trabalhador braçal. Como viveu na época da escravatura, vivenciou a realidade do trabalho escravo pelas ruas do Rio de Janeiro, assim como foi também testemunha do trabalho de outros profissionais da época. Assumiu diversos cargos públicos, passando pelo Ministério da Agricultura, do Comércio e das Obras Públicas. Exerceu a profissão de jornalista e dedicou-se à literatura, escrevendo em praticamente todos os gêneros literários. Foi poeta, romancista, cronista, contista, dramaturgo, folhetinista e crítico literário.

Os biógrafos notam que, interessado pela boemia e pela corte, lutou para subir socialmente abastecendo-se de superioridade intelectual. Para isso, assumiu diversos cargos públicos, passando pelo Ministério da Agricultura, do Comércio e das Obras Públicas, e conseguindo precoce notoriedade em jornais onde publicava suas primeiras poesias e crônicas. Em sua maturidade, reunido a colegas próximos, fundou e foi o primeiro presidente unânime da Academia Brasileira de Letras.

Um pouco sobre a autora desta página

Rosa Maria Saraiva Lorenzin


Graduada em Letras/Inglês (1997) e Letras/Português (2013) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora de Inglês/Português da Rede Municipal de Belo Horizonte/MG - Brasil.

G1 - Professora explica o estilo de Machado de Assis
Machado de Assis - documentário completo
Machado de Assis - "Um mestre na periferia" (série Mestres da Literatura).
05 - Aula de Literatura - Machado de Assis
Série Vestibular: Literatura - 016 - Machado De Assis