Hands in Hands learning diary

Impressions on a short-term students exchange in Radom (PL)

By Catarina Costa, Daniela Pina and José Santos

Day 1 (02/11/2017)

Estávamos ansiosos e, por isso, mal conseguimos dormir. Mas às 10h00 lá estávamos nós à espera da carrinha da Câmara Municipal que nos iria levar ao Aeroporto de Sá Carneiro. Ao chegarmos ao aeroporto, fomos fazer o check-in. Antes de passar pela segurança fomos comer. Era a primeira vez que andavamos de avião, por isso não sabíamos o que esperar. A Catarina estava com um pouco de medo mas depois consegui ultrapassá-lo. Depois de quase 4h chegamos a Modlin e fomos diretamente para o hotel. Lá pousamos as malas nos respetivos quartos e fomos passear um pouco pela cidade à procura de um lugar para jantar. Acabamos por jantar num McDonald’s (onde o professor foi ‘enganado’ pois pediu um hambúrguer mas veio outro) e a seguir fomos ao Hard Rock Café. No final, voltamos para o hotel.

Day 2 (03/11/2017)

Levantámo-nos por volta das 7h15 e fomos comer o pequeno-almoço no hotel. Depois fomos passear por Varsóvia. Vimos vários monumentos pela cidade em honra dos judeus e visitamos o museu Krew Blood, onde aprendemos várias coisas que se passaram durante a 2ª Guerra Mundial. Almoçamos num restaurante típico da Polónia, onde provamos pela primeira vez os pierorgis e uma bebida quente feita de vinho sem álcool com canela. No final voltamos para o hotel onde estava um táxi à espera para nos levar para a estação de autocarros. Fizemos 1h de viagem, mas o autocarro avariou por isso atrasámo-nos um pouco. Quando chegámos a nossa reação ao conhecer as famílias foi boa, mas o José já conhecia a sua, por isso foi bem mais fácil para ele.

Day 3 (04/11/2017)

Este foi o nosso primeiro dia na escola e fomos acolhidos com neve :) . Os nossos parceiros apresentaram-nos aos seus amigos, e foram todos muito simpáticos. Visitamos a Câmara Municipal onde fomos recebidos pelo vice-presidente, já que o presidente não estava presente. Depois voltamos para a escola e fizemos uma visita guiada, onde descobrimos que ela tinha dois ginásios, um para os mais novos e outro para os mais velhos. Nesse dia apresentamos os jogos que tínhamos preparado para lhes ensinar. Descobrimos também que aquela era uma das 60 escolas polacas mais bem preparada para receber alunos com necessidades educativas especiais. Percebemos algumas coisas que eles fazem diferente: trocam sempre as botas por ténis para andarem pela escola, e se se esquecerem têm uns plásticos para pôr nos pés, e também têm um espaço para pendurar os casacos nos cacifos. No final do dia, fomos todos para casa, exceto a Daniela, que foi acompanhar a sua parceira a uma aula de Hip Hop.

Day 4 (05/11/2017)

Quando chegamos à escola, fizemos calendários de parede a partir das fotografias dos jogos que tínhamos apresentado no dia anterior. A seguir, participamos numa aula de inglês onde tínhamos de criar um evento e fazer um poster para o apresentar. Depois assistimos a duas peças de teatro, uma sobre a Cinderela (contada de forma mais moderna) e uma sobre o nascimento do menino Jesus. No final, apareceu o Pai Natal que nos deu sacos com chocolates. No final do dia, a Catarina e a Daniela foram a uma pizzaria festejar os anos da Daniela. Terminado o jantar, foram para casa da Hania (parceira da Daniela), cantaram os parabéns em inglês e fizeram um postal para lhe oferecer. Enquanto isso, o José tinha ido com o Adam (parceiro dele) e uns amigos jogar paintball. Lá, comeram Kebabs e voltaram todos para casa.

Day 5 (06/11/2017)

Passamos o dia em Varsóvia, onde conhecemos a parte histórica da cidade e subimos à torre do Palácio da Cultura. Depois disso, visitamos o Museu da Ciência. Lá, pudemos fazer várias experiências e por volta das 14h da tarde almoçamos.

Day 6 (07/11/2017)

Depois de termos participado em atividades com alunos com necessidades educativas especiais e de ter jogado boccia com eles, fomos visitar uma escola em Zakrzew, uma aldeia perto de Radom. Lá os alunos dançaram para nós ao som de músicas tradicionais. Quando eles terminaram chamaram pessoas para dançar com eles. A Daniela e a professora Maria Silva foram experimentar, ao contrário da Catarina e do José que estavam envergonhados. Depois das danças, participamos num workshop de criação de postais e enfeites de Natal. De seguida visitamos um museu que pertencia à escola. Para terminar o dia, fomos desafiados a participar numa competição de arco e flecha.

Day 7 (08/11/2017)

Tivemos uma aula de história sobre a 2ª Guerra Mundial e outra de robótica, onde construímos robôs que mais tarde programamos através do computador. Nesse dia, saímos todos mais cedo da escola, após uma cerimónia de encerramento das atividades em que nos foram entregues os certificados. O José e o Adam foram jogar bowling, enquanto a Daniela e a Hania foram a casa de uma amiga da Hania decorar bolachas natalícias. No final encontramo-nos todos no shopping onde jantamos.

Day 8 (09/11/2017)

Chegou o dia da despedida. Foi muito difícil deixar as nossas famílias de acolhimento. A mãe do Adam convidou o José e a Catarina para irem lá quando quisessem. Fomos de Radom até Varsóvia onde apanhamos o avião para o Porto. Nevava como ainda não tinha nevado! Chegamos ao Sátão por volta das 2h, do dia seguinte.

Impressão global

Gostei muito da viagem porque conheci pessoas novas, criei novas amizades que espero que durem bastante tempo, e melhorei um pouco o meu inglês, para além de que conheci vários monumentos e fiz memórias únicas. Espero repetir esta experiência mais tarde. (Daniela)

Na minha opinião, gostei muito da viagem e vou querer repeti-la. (Catarina e José Miguel)