Consultas de Naturopatia

Vis Medicatrix Naturae

A Naturopatia

A Naturopatia é uma das seis medicinas complementares atualmente reconhecidas pelo estado português. Sendo considerada o ramo principal da medicina natural, concentra-se em trabalhar e potencializar os mecanismos de cura do organismo.

A Naturopatia é um sistema de cuidados de saúde primários e continuados que juntamente com a participação ativa do paciente permite o equilíbrio da saúde física, mental e emocional.

Tem como base o princípio da multidisciplinaridade terapêutica, recorrendo a um leque abrangente de terapias como a Fitoterapia, Nutrição Clínica, Suplementação, Terapias Manuais entre outras, de forma a obter uma reação orgânica, reforçando os mecanismos fisiológicos de auto-cura.

Apesar da Naturopatia ser portadora de diversas técnicas reparadoras, é na educação e prevenção que está a sua maior ferramenta. Os diversos saberes, o seu compromisso com a saúde e o bem estar imprimem no naturopata um olhar mais abrangente na prevenção e educação.

A Consulta de Naturopatia

O Naturopata vai procurar conhecer o ambiente social, profissional, afectivo e familiar, no qual vive; questioná-lo(a) sobre as doenças que teve anteriormente e as terapias que utilizou. Por fim vai estudar a sua constituição e as suas reacções individuais, elaborando assim, o plano de tratamento.

Assim, é útil interrogar-se a si próprio(a) sobre as seguintes situações:

  • Doenças mais importantes na família (pais, irmãos, irmãs);
  • Doenças, operações durante a infância, a idade adulta;
  • Qual o tipo habitual de alimentação (açúcar, sal, bebidas...) e a sua digestão;
  • Qual o ritmo de trabalho e em que ambiente o mesmo ocorre;
  • Como decorre o seu sono;
  • Como é habitualmente o seu estado nervoso (solidão, ansiedade, medos,...)