Direitos Humanos

Inciso XLII

Art. 18 – Liberdade de pensamento

Quando há repreensão na sua maneira de ver o mundo,sendo ela a religião ,seu pensamento ou outros,ocorre uma violação desse direito.Normalmente quando esse direito é violado vem acompanhado com outras violações de direito.Algumas violações mais notantes, foi durante a escravidão e a Segunda Guerra Mundial.Durante a escravidão os povos escravos não podiam realizar seus cultos,eram vistos como quem não tem consciência e/ou pensamento,na guerra(referida anteriormente) foi quase as mesma coisa,em que os judeus eram condenados por suas crenças e seus pensamentos e eram dominados por outros.

Para evitar que os direitos humanos sejam violados é preciso conscientizar e criar respeito ao espaço próprio do outro,e fazer com que os direitos sejam conhecidos por todos.

Ao ser ampliado o conhecimento dos direitos, e amplamente cumpridos as pessoas poderão fazer maiores avanços tecnológicos,culturais e por adiante.A importância de se fazer valer,por falta de palavra melhor,é acabar com guerras e conflitos gerados da violação desses direitos.

Turma K- Artigo 5- Trabalho de sociologia

Artigo I

Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.



Artigo V

Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante



Artigo XII

Ninguém será sujeito a interferências na sua vida privada, na sua família, no seu lar ou na sua correspondência, nem a ataques à sua honra e reputação. Toda pessoa tem direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques.



Artigo XVIII

Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular.



Artigo XIX

Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.



Dicas para garantir os direitos na ESCOLA:



1- Respeito entre alunos e professores;

2- Aceitar a dúvida do outro aluno com relação ao assunto proposto pelo professor;

3- Não humilhar, não maltratar e não desrespeitar as diferenças dos alunos e funcionários;

4- O professor deve garantir uma boa qualidade de ensino a todos os alunos;

5- Não mexer em material que não seja de sua autoria, a não ser que seja autorizado;

6- Não se intrometer em assuntos particulares entre alunos e professores;

7- Aceitar a escolha religiosa do próximo;

8- Todo aluno e funcionario tem livre arbítrio;

9- O professor deve tolerar as dúvidas, com relação a sua matéria, de seus alunos, não se importando qual seja, tratando todas as outras da mesma forma;

10- Os alunos devem cooperar com o professor, fazendo silêncio durante a aula.


Campanha por ‘Um Brasil sem cor’


O Racismo não é somente a discriminação de raça, é toda a forma de preconceito que denigre uma pessoa, utilizamos como titulo principal o preconceito da cor que é bastante discriminada nos dias de hoje, mesmo que haja menos discriminação que em outros tempos.

Racismo é um crime e mesmo que existam leis, existem pessoas que continuam praticando-o sem que sejam punidas, a discriminação tornou-se algo mais ínfimo nos dias de hoje.

Escolhemos como tema para a nossa campanha o Inciso XLII (Artigo 5º) referente ao racismo. O tema foi escolhido por ocorrer bastante em nosso cotidiano, tornando o nosso país um dos mais discriminadores.

Objetivo Geral

- Usar a campanha para a conscientização da população brasileira de modo que não haja mais discriminação racial.

Objetivo Específicos

- Trazer o racismo á um dos tópicos mais comentados de maneira que a população reconheça a sua importância.

- Diminuir a taxa de violência ligada ao racismo.

Um Brasil sem cor

Grupo

Ana Luiza (Nº 1)

Sarah G. Albernaz (Nº 35)


Turma: 1º K