Educação Física

Introdução

O Basquete foi criado em 1891 pelo professor de Educação Física James Naismith. É um jogo onde duas equipes, cada uma com 5 jogadores, tem como objetivo passar a bola por dentro de um cesto, colocados nas extremidades da quadra. O primeiro jogo de Basquetebol foi disputado em 20 de Janeiro de 1892, com nove jogadores em cada equipe e utilizando-se uma bola de futebol. As equipes como são hoje, com 5 jogadores, passarama ser padrão em 1897. Em 1896 o norte-americano Augusto Shaw trouxe o esporte para o Brasil, sendo jogado pela primeira vez aqui na Universidade Mackenzie de São Paulo. Os principais atletas brasileiros são Hortênsia, Oscar, Alex e Anderson Varejão.

Basquete

No basquete, a tecnologia é usada na bola, na tabela, no uniforme e para com os árbitros.

Uma bola que foi desenvolvida é capaz de medir a mecânica de manuseio e lançamento.

A tabela conta com uma tecnologia que nos ajuda a contar os pontos.

Nos pés, a Seleção Brasileira de basquete que foi para as Olímpiadas em 2012 contou com o uso de um tênis que possuía uma ferramenta digital que mede a impulsão, intensidade e velocidade dos atletas.

O aparelho que filma o jogo ao vivo “Digital Scoresheet” fica sob supervisão dos árbitros de mesa, e quando um lance polêmico ocorre, o juiz recorre ao replay da jogada pelo mesmo.

Tecnologia na aeróbica

Como já citado anteriormente, a tecnologia auxilia fortemente na prática de exercícios físicos. Na caminhada, por exemplo, pode-se utilizar aparelhos que fornecem a distância já percorrida, a energia gasta, número de calorias perdidas etc. Com esses dispositivos ao alcance dos praticantes de tais atividades,

Ciclismo

Em corridas de bicicleta, milésimos de segundo podem fazer a diferença entre a vitória e a derrota.

Cada bicicleta contém equipamentos que monitoram constantemente a força nos pedais, a freqüência das pedaladas, a velocidade e a inclinação do terreno, além das informações sobre o corredor. Essas informações são enviadas a um processador na própria bicicleta, sendo daí transmitidas automaticamente para o computador do técnico.

Outra tecnologia usada nas corridas se encontra no ponto de chegada, um mecanismo sensível nos mostra o primeiro à cruzar a linha.

É muito importante usar uma roupa adequada, feita de materiais especiais que auxiliam na transpiração e no conforto do corpo diante da bicicleta.

Dicas

Primeiramente, para melhorar o desempenho é preciso concentração. A postura também é bem importante, vendo o fato que a inclinação pode ser prejudicial ao arremesso. Ao jogar com os braços muito à frente do corpo, a bola acabava não indo no percurso idealizado, por isso a necessidade de fazer um ângulo de 90° com os braços para o arremesso, usando uma mão como apoio para a bola e a outra mão, que no caso será a dominante, para o arremesso e mantendo os cotovelos o mais centralizado possível. Se o jogador que for arremessar for destro, posicionar a bola ao seu lado direito, e vice-versa. O pé que está localizado ao lado da “mão boa” deve estar levemente à frente do outro, mas mantendo os ombros alinhados. O equilíbrio é muito importante. Quando for arremessar, certifique-se de que seu braço vá reto pra cima, flexione seu punho e dê sequência ao movimento, mantendo sua mão pra cima até a bola tocar o aro.

Análise após a segunda rodada de lançamentos

Analisando os resultados, após compreender o que tínhamos feito de errado na primeira rodada de lançamentos, percebemos uma visível melhora nos lançamentos da Isadora e da Camila, com mais conversões.

Mas ainda temos bastante o que melhorar; A Camila precisa saltar, dando maior impulso nos lançamentos; Isadora precisa por uma maior força nos lançamentos, e o Carlos Eduardo precisa melhorar sua mira.

A pessoa está acostumada à tal tipo de lançamento, com postura errada e falta de coordenação.

Com o auxílio da tecnologia foi possível identificar, nas imagens e vídeos, onde haviam erros, e com isso, conseguímos corrigi-los para aprimorar nossas jogadas.

Camila

IMG_1507

Carlos

IMG_1504

Isadora

IMG_1505
IMG_1506

Conclusão

A tecnologia é algo essencial na atualidade, usamos ela para tudo, incluindo no esporte. O basquete, apesar de ser um esporte antigo, vem desenvolvendo tecnologias capazes de resolver alguns erros técnicos e melhorar/corrigir habilidades do atleta em questão. Se for usada com sabedoria, pode auxiliar muito em busca de melhores resultados e aprimoramento dos mesmos. Nesse trabalho em específico, nos ajudou a enxergar nossos erros, e a buscar dicas de como melhorar.
Big image

Alex Souza nº1; Camila Bairros nº 9; Carlos Eduardo nº 48; Ênio Andrade nº 16; Giovani Rigon nº 23; Isadora Valle nº 28; Letícia Leite nº 32, Rafael Feijó nº 41