Sistema Respiratório

Biologia

Orgãos e Funções

Nariz: responsável por captar, filtrar e umedecer o ar inspirado;

Faringe: o ar segue por ela, após passar pelo nariz;


Laringe: retém as partículas de pó que passaram pela filtragem do nariz;

Traquéia: leva o oxigênio para os brônquios;


Brônquios: dois dutos curtos que entram nos pulmões e, dentro deles, dividem-se várias vezes até ficarem microscópicos, quando serão chamados de bronquíolos;

Pulmões: onde ocorre a troca de gases.


Diferença entre Respiração Pulmonar e Celular

A respiração celular é um fenômeno que consiste no processo de extração de energia química acumulada nas moléculas de substâncias orgânicas diversas. Nesse processo, verifica-se a queima de compostos orgânicos de alto teor, além da liberação de energia, que é utilizada para que possam ocorrer as diversas formas de trabalho celular. Já a respiração pulmonar faz entrar nos pulmões o ar rico em oxigénio e expulsa o ar com maior conteúdo de dióxido de carbónico.

Movimentos de Inspiração e Expiração

A Inspiração é a entrada de ar nos pulmões, isso se da pela contração da musculatura do diafragma e dos músculos q estão entre as costelas .Para o ar entrar nos pulmões o diafragma abaixa e as costelas se elevam ocorrendo então o aumento da caixa torácica.

A expiração é quando ocorre o relaxamento do diafragma o elevando, diminuindo a caixa torácica e expulsando o ar dos pulmões.

Hematose