Sustentabilidade

Retomando novas ideias.

Sustentabilidade, o que é e sua importância para o nosso planeta.

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Assim, o grupo resolveu apresentar no trabalho várias formas alternativas de: gerar energia, se locomover, resolver o problema do lixo, entre outros. Visando a melhora do nosso planeta.

Visitinha sustentável.

Com o propósito de se informar e informar as pessoas, nosso grupo foi até o parque da cidade de Brasilia, no dia 12/4, para realizar uma enquete. Nela observamos várias coisas, entre elas o fato de que a maior parte dos entrevistados chegou ao parque de carro e também não contribuia devidamente com o meio ambiente. Dessa forma, nós tentamos conscientizá-los do mal que estão causando para o nosso planeta e alertá-los do prejuízo que eles estão agravando para futuras gerações.
Trabalho de Biologia/Química

Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Chamadas de 3R’s, estas ações fazem parte da cartilha de qualquer consumidor consciente que procura através de pequenas mudanças no seu cotidiano fazer a sua parte para garantir uma vida melhor para as futuras gerações. Esta lógica começa com a iniciativa de Reduzir o consumo, você pode começar com iniciativas mais básicas como reduzindo seu consumo de água, diminuindo seu tempo no banho, desligando torneira ao escovar os dentes e até mesmo varrendo a rua, ao invés de lavar.

O segundo R é o de Reutilizar, que nada mais é do que dar serventia a coisas que você não usa mais doando a outro que precise, ou mesmo dando novas aplicações ou utilidades a coisas antigas. Reforme aquele móvel antigo ao invés de comprar um novo ou doe-o a alguém. O mesmo pode ser feito com roupas e sapatos. Assim você ajuda a diminuir a demanda pelo consumo de matérias primas e recursos naturais.

Claro que mesmo que você faça isso tudo, reduza e reutilize ao máximo tudo o que consome, ainda haverá coisas que precisarão uma hora ser descartadas. Neste caso, Recicle. A reciclagem além de ajudar a diminuir a quantidade de resíduos que vão para os lixões e, na melhor das hipóteses, aterros, ainda gera renda para os catadores ou cooperativas e também contribui para a diminuição da demanda de matérias primas.

Buracos na Camada de Ozônio: como ajudar

A camada de ozônio é uma espécie de capa composta por gás ozônio, responsável por filtrar cerca de 95% dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol que atingem a Terra. Essa camada é de extrema importância para a vida terrestre, pois ela não existisse, as plantas teriam sua capacidade de fotossíntese reduzida e os casos de câncer de pele, catarata e alergias aumentariam, além de afetar o sistema imunológico. Atualmente temos muito buracos na camada de ozônio, o que é causado pela liberação de algumas substancias na atmosfera, que são encontradas em ressentes, principalmente, aerossóis, ar-condicionado, gás de geladeira, solventes etc.

Para tentar melhorar esse grande problema ambiental no qual passamos, podemos tentar não fazer uso de algumas substancias (previamente citadas), ou pode evitar fazer uso de transportes privados, assim optando pelos públicos, para que diminua a quantidade de CO2 que é liberado na atmosfera.