Trabalho de Educação Física

Basquete e Tecnologia da Informação

Top 10 Plays of the 2011-2012 NBA Regular Season

Introdução

O basquete surgiu no de 1891,nos Estados Unidos.O grande criador deste esporte tão famoso hoje se chamava James Naismith,professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Springfield.Chegou ao Brasil com o norte-americano Augusto Shaw,em 1894.Recebeu o convite para lecionar no tradicional Mackienze College,em São Paulo.Que trouxe,além dos livros de artes,uma bola de basquete mas,demoro um pouco para que o basquetebol fosse adotado como esporte no Brasil. Surgiu em 1932,em Genebra(Suíça),a FIBA(A Federação Internacional de Basquete)é uma associação que regula e organiza o basquetebol no mundo inteiro.Foi ela também que definiu as regras internacionais do basquete,especificando equipamentos,fiscalizando as transferências de atletas para o exterior,controla ainda os árbitros em nível mundial.Dividida em cinco zonas continentais:FIBA África,FIBA Américas,FIBA Ásia,FIBA Europa e FIBA Oceania.Conta com 215 associações nacionais federadas.Mas apesar dessa organização vemos grandes diferenças no basquete dos países,principalmente entre os das Américas e da Europa,onde encontramos o maior número de vencedores dos campeonatos mundiais e as principais ligas do mundo,principalmente a NBA,liga mais competitiva e mais famosa de todas. As competições de basquete,dependendo do país,atraem bastante o interesse da mídia e de espectadores,a principal delas e a NBA, com 30 franquias (29 nos Estados Unidos e 1 no Canadá),a NBA é uma das 4 “major leagues” de esporte profissional da América do Norte.Os jogadores da NBA são os mais bem pagos do mundo,por salário médio anual.Já comparamos com o basquete brasileiro,percebemos que nos últimos anos a mídia tem influenciado mais no esporte,levando mais espectadores aos jogos,principalmente com o NBB,tornando o campeonato nacional de basquete mais popular.Mas em recompensação os jogadores brasileiros não são tão bem preparados e pagos quanto os jogadores dos Estados Unidos e quanto os jogadores de futebol,onde percebemos isso nos resultados das ultimas competições internacionais(Copa do Mundo e Olímpiadas). Basquete profissional no brasil ainda tem muito que evoluir,apesar de, a maioria dos recursos do esporte serem destinados ao futebol,o basquete tambem tem muitos atletas de qualidade,que mesmo sem esse '' investimento'' do governo,conseguem ainda sim, trazer algum titulo para o brasil.Mas podemos citar bons nomes de brasileiros no exterior,como por exemplo:Marcelinho Huertas,Nenê,Anderson Varejão,Leandrinho,Tiago Splitter e entre outros.
Cultura NEWS: A história e a origem do Basquetebol

Curiosidades sobre a tecnologia da informação

Com o passar dos anos,as competições esportivas no nível profissional ficaram cada vez mais puxadas nos treinos e no aperfeiçoamentos das técnicas,e para ajudá-las o homem aprimorou a tecnologia,que por meio de novos métodos de análise e com uma exatidão maior,trouxe uma evolução maior aos atletas,além de ajudar em outras áreas dos esportes(como nos uniformes e tira temas de lances decisivos).

Quanto ao basquete, essas tecnologias chegaram ao esporte em praticamente todo aspecto do jogo. Com três exemplos pode-se verificar isso. O primeiro deles é o uniforme. Não apenas no basquete, tecnologias de maior leveza, flexibilidade e outros estão sempre surgindo nos novos uniformes. Em segundo lugar, o sistema de arbitragem vem sendo aprimorado, como pelo “Digital Scoresheet”, que faz com que a arbitragem seja mais precisa no que diz respeito ao tempo. O terceiro é o estudo do corpo humano, que possibilitou que, a partir de máquinas, se determinasse do que o corpo precisa e no que ele pode melhorar, quais os exercícios que se pode fazer, dentre outros. Este exemplo é muito importante, pois passou a ser aplicado em todo tipo de esporte, passando posteriormente para as atividades e exercícios físicos. Esse estudo do corpo (que levou ao melhoramento de habilidades em jogos, como no arremesso do basquete) é o que nos permite ter hoje dietas e recomendações médicas para sermos mais saudáveis. Por isso, percebe-se que as tecnologias influenciam diretamente tanto no esporte quanto no nosso dia-a-dia, inclusive com fins salutares.


Objetivo do Trabalho e a Metodologia utilizada.

Objetivo:Entrar em contato com o basquete,um dos esportes mais populares do mundo,e entender como a tecnologia pode influenciar no basquete e nos outros esportes,trazendo maior produtividade aos atletas com essa ferramenta dos tempos de hoje.

Metodologia:No começo,faremos arremessos que serão fotografados e filmados,onde mais tarde com o uso da tecnologia avaliaremos o que deve melhorar.Após isso,faremos de novo os arremessos tentando com certeza o que havia de errado,assim os atletas evoluíram mais rápido com as análises.

Discussão do Trabalho e Conclusão

Discussão do Trabalho:Percebemos que o primeiro contato com o basquete não foi muito produtivo,muito provável pela falta de contato dos nossos jogadores.Os primeiros arremessos trouxeram pouco resultado.Daqueles que mais acertaram foi Jorge(7/10 arremessos convertidos) depois veio Pedro(5/10 arremessos convertidos) e por último João Vítor(3/10 arremessos convertidos).Após os primeiros arremessos,fomos analisar as imagens e os vídeos(que por problemas não conseguimos colocar na página).E percebemos que a posição das pernas e o movimento da "mola" nos jogadores foram efetuados de acordo com a técnica,mas a posição dos braços e o movimento feito pelos braços dos jogadores estavam incorretos.Depois dessa análise,fizemos novos arremessos,tentando corrigir os nossos erros.Não houve nenhum progresso,os resultados continuaram o mesmos,apesar de termos corrigido os braços,que agora formavam o ângulo de 90 graus como se pede na técnica,o movimento dos braços continua errado,fazendo com que mude o deslocamento da bola durante o arremesso,não ocorrendo a parábola como se pede na técnica.

Conclusão:Após todas as pesquisas e a prática do basquete nas últimas aulas,percebemos como o basquete é importante na vida de várias pessoas e como cada vez mais influência a prática dele pelo mundo.Mas com essa grande concorrência,fica cada vez mais difícil de ingressar e obter sucesso no mundo esportivo desse esporte,pois além dos jogadores se dedicarem muito para obterem a perfeição das técnicas em cada área do jogo(no ataque,na defesa,no arremesso,no passe e etc),também deve ter a sorte de ter uma boa genética,pois faz muita diferença hoje se o jogador e alto no jogo,onde muitos acabam abandonando devido a sua genética.

Integrantes:Jorge(26),João Vítor(25),David(11),João Pedro Alves(23),Mateus Ticchetti(40) e Pedro Cury(42)

NBA Action Top 10 Dunks [2004-2005]