Basketball

História, curiosidades e muito mais!

A História...

O basquete foi criado por James Naismith, professor de educação física da Universidade de Springfield, em 1891, no estado de Massachusetts, Estados Unidos. Inicialmente, o basquete era jogado com uma bola de futebol, e só mais tarde a bola específica para o jogo.

O esporte foi criado para ser desenvolvido dentro de lugares fechados no rigoroso inverno, e se espalha pelo mundo durante o século XX. A Federação Interacional de Esportes Atléticos queria inserir o basquete oficialmente nos esportes, porém a diferença das regras entre esse e os demais esportes era muito grande, então foi criada uma federação com esportes jogados com as mãos.

Em 1932 surge a Federação Internacional de Basketball Amador (FIBA), que agora é responsável pelo basquete. O torneio que a FIBA realiza acontece a cada quarto anos em que participam países como a Argentina, o Estados Unidos, a Chile, o Brasil, as Filipinas, a França, a Grécia e a Alemanha. Já a NBA, principal liga de basquete do mundo, atrai tanto a mídia como milhares de expectadores.

Para controlar gastos com os maiores e melhores jogados existe uma taxa chamada ‘Luxury tax’. Ela funciona da seguinte forma: quando o clube ultrapassa o valor 57,7 milhôes de dólares, o valor sofre uma taxa de 100%. Isso acontece para que os gastos das equipes sejam controlados, para mantes os jogadores e para que os salários de outros não sejam reduzidos.

Alguns dos principais atletas do basquete considerados até hoje são: Hortência Maria de Fátima Marcari Oliva, Nenê, Oscar Schmidt, Magic Paula, Friedrich Bispo dos Santos, entre outros.

Oscar Daniel Bezerra Schmidt, considerado um dos melhores jogadores de basquete do mundo, já jogou em clubes dentro e fora do Brasil, incluindo clubes na Itália e na Espanha. Hoje, Oscar é um ex-jogador, mas contia trabalhando no ramo do esporte. Maybyner Rodney Hilário, mais conhecido como Nenê, é outro exemplo de jogador brasileiro no exterior. Ele ficou dois anos no clube Vasco da Gama (Brasil), e no período de 2002 a 2012 jogou no Denver Nuggets (Estados Unidos). Em 2012 começou a atuar no Washington Wizards, também nos Estados Unidos.