Basquete 22I

Espaço de interação, informação e troca de conhecimento

Introdução

O basquete surgiu em 1891. Seu inventor foi James Naismith, professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Springfield nos Estados Unidos. O primeiro jogo de basquete registrado foi realizado em janeiro de 1892. Somente em março deste ano uma partida pôde ser assistida por público de fora da Associação. Nesta ocasião, os alunos da associação venceram o time dos professores pelo placar de 5 a 1.

Os principais circuitos mundiais competitivos de basquete são:

• NBA (National Basketball Association);

• Olimpíadas;

• Euroleague;

• O mundial de basquete;

Uma das principais competições é o Mundial de Basquete. Nele, participam 16 países, divididos em 4 grupos com 4 países em cada.

O país com o maior número de praticantes são os Estados Unidos da América. Além de serem maiores praticantes, possuem a melhor liga do mundo, a NBA. Obviamente os EUA possuem a melhor seleção do mundo de basquete, e é um dos três esportes mais praticados do pais (Beisebol, Futebol Americano e Basquete). Por ser inventado nos EUA, o basquete é incentivado pelo governo federal (assim como o beisebol, futebol americano e outros esportes). O fato de serem os maiores praticantes ,junto do incentivo, explica os EUA como os melhores do mundo na modalidade do basquete Geralmente, as competições mais atrativas são os circuitos mundiais (já citados) e competições de grande escala entre grandes times, além de eventos como o jogo das estrelas que juntam os principais nomes do basquete para um jogo, muitas vezes não com o objetivo real da competição e sim apenas para divertimento do público com truques e demonstração de habilidades.

Por ser um esporte que ainda está crescendo no Brasil, muitos jogadores de basquete brasileiros são levados para jogar no exterior, principalmente na NBA, dos Estados Unidos. É importante que o incentivo aos investimentos nos esportes aconteça, tanto por parte do governo, quanto por iniciativa privada, para que também as crianças tenham oportunidade de crescimento e de treinamento.

A tecnologia no esporte


  1. Como aumentar o desempenho do atleta no arremesso da bola no lance livre?



O desempenho do atleta pode melhorar com a ajuda da tecnologia; usando equipamentos avançados que permitem identificar os erros durante a performance e posteriormente auxiliar na correção dos mesmos.

Por exemplo, a filmagem em câmera lenta do lance da bola permite enxergar os mínimos detalhes dos erros que o atleta está cometendo, possibilitando e auxiliando em sua correção.



2. Como a tecnologia da informação auxilia as modalidades esportivas de alto rendimento, como usufruir dessa inovação no basquete e nas atividades físicas com fins salutares?


O auxílio da tecnologia moderna ajuda o atleta a desenvolver novas técnicas, estimulando-o a melhorar seu desempenho. É importante também na identificação dos erros e suas possíveis correções.

Por meio de pesquisas em laboratórios foi possível desenvolver um modo em que os atletas podem usar a tecnologia a seu favor, que é o uso de simulações através da realidade virtual. Isso ocorre muitas vezes com o uso de video games altamente tecnológicos que permitem a identificação física do atleta e simulam um jogo, identificando os pontos fortes e fracos, bem como o aproveitamento que se pode fazer disso.


A tecnologia auxiliando árbitros para decisoes mais justas (Curiosidades)

No ano de 2009 foi lançado uma tecnologia que revolucionou o basquete, e principalmente ajuda o arbitro a ser mais justo e coerente com ambas os times; esse artificio é um aparelho chamado de "Digital Scoresheet"

Esse aparelho filma jogo ao vivo e fica sobre supervisão dos arbitros da mesa, assim que tiver um lance polêmico o juiz principal recorre ao aparelho junto aos arbitros da mesa.

Um exemplo onde esse aparelho foi usado:
No final do segundo período, a jogadora eslovaca Zuzana Zirková fez uma tentativa de lançamento de três pontos desde a linha de meio campo que acabou por entrar no cesto. Enquanto um dos árbitros auxiliares validou o cesto, o árbitro principal quis verificar se o lançamento tinha sido executado dentro do tempo regulamentar. Sem hesitações, os árbitros recorreram à mesa dos oficiais do "Digital Scoreshhet" por forma a confirmarem o lance e assim obtiveram uma conclusão justa e validaram os pontos


(fonte: http://lucasfigueira20.blogspot.com.br/p/tenis.html)

Tecnologia como medidor de habilidade (Curiosidades)

Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, em parceria com a InfoMotion Sports Technologies, desenvolveram um sistema integrado a bolas de basquete que é capaz de medir a mecânica de manuseio e lançamento, podendo ajudar ainda mais no desenvolvimento do esporte.


De acordo com o site PopSci, o sistema pesa cerca de 5 g e em nada altera os padrões de balanço e equilíbrio da bola. Ele é formado por um conjunto de acelerômetros e giroscópios que coletam dados durante o jogo, que são transmitidos via wireless para um computador, que pode analisar as performances nas jogadas.


Segundo os pesquisadores, o sistema pode facilitar o trabalho de correção de jogadas. Os jogadores poderão saber, por exemplo, se precisam trabalhar mais na mira, no balanço, na força ou no arco dos lançamentos, tudo isso para melhorar ainda mais a qualidade do esporte.


O sistema já está em uso em ligas infantis e nos 20 maiores programas de basquete universitário. Os pesquisadores estão preparando as adaptações necessárias para outros esportes, como o futebol, o golfe e o baseball.


(fonte: http://tecnologia.terra.com.br/eletronicos/tecnologia-ira-medir-habilidade-de-jogadores-de-basquete,ec1861a022aea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html)

Objetivo da pesquisa

A base para a produção deste trabalho é a necessidade de conhecer a história, os acontecimentos mais importantes, a evolução das regras, a “expansão” para novos países e a sua profissionalização, buscando objetivar o basquete como um elemento cultural de grande relevância na sociedade moderna.


O objetivo da construção do trabalho foi perceber, em etapas, como a tecnologia pode influenciar os esportes e o desempenho dos praticantes, bem como na evolução de suas técnicas.


Metodologia que foi utilizada