Ciclo Cardíaco

Introdução

O ciclo cardíaco é o ciclo completo de um batimento, que consiste na contração dos átrios que estavam relaxados; enquanto os átrios estão se contraindo os ventrículos estão relaxados e vice versa.

O coração funciona como uma bomba usada para fazer o sangue circular pelo corpo, sendo constituído por 4 cavidades, o átrio direito e o átrio esquerdo, e o ventrículo direito e o ventrículo esquerdo. Para que ocorra o funcionamento dessa bomba de sangue, ocorre o ciclo cardíaco, que é o ciclo que faz com que tudo funcione em ordem.


Cada ciclo se inicia após ocorrer uma geração espontânea do potencial de ação no nodo sino atrial, que depois de transmitido provoca a despolarização atrial chegando ao nodo átrio ventricular ocorrendo um retardo para permitir o enchimento dos ventrículos seguindo para o sistema, o que permite a contração dos ventrículos.


Os fenômenos que ocorrem no ciclo cardíaco consistem em uma contração (sístole) e uma dilatação (diástole) das paredes do coração, associadas à abertura e fecho das válvulas cardíacas. A sístole ocorre quando o músculo cardíaco se contrai(quando o coração bate), e o sangue é bombeado para fora do coração. Já a diástole ocorre quando o músculo relaxa e o coração se enche de sangue novamente. Deste modo, de forma um ciclo contínuo.


Com respeito ao controle do ritmo cardíaco, dois nódulos são necessários.


O nódulo sinoatrial é uma estrutura anatômica localizada na parede antêro-superior do átrio direito, lateralmente à abertura da veia cava superior. Atua como um marcapasso, controlando a frequência dos batimentos, é responsável pelo automatismo cardíaco, se localiza no átrio direito e manda impulsos elétricos que precorrem as paredes dos átrios e estimula o nó atrioventricular, localizado aproximadamente no septo de mesmo nome, sendo responsável pelos impulsos que percorrem as paredes ventriculares.

O nodo atrioventricular é uma área de tecido especializado entre os átrios e ventrículos do coração, que conduz impulso elétrico do átrio em direção aos ventrículos.


Julia Alves - 29

Isabela Martins - 27

Amanda Gil - 3

3° D