Violência Contra a Mulher

Artigo 5 - Inciso III

Violação dos Direitos Humanos (Art. 18)

O direito à liberdade de pensamento é violado quando há algum tipo de repressão, seja ela política, religiosa ou psicológica. Na maioria das vezes, essa repressão ocorre devido ao preconceito com quem é "diferente".

O Brasil, apesar de ser um país laico, ainda sofre muito com essa "rivalidade religiosa". Os seguidores da umbanda e candomblé são os mais afetados pelo preconceito. Somente no Rio de Janeiro, são contabilizados, por ano, quase 100 casos de agressões morais ou físicas envolvendo intolerância religiosa em relação a eles.

A intolerância religiosa não está distante de nós. Não podemos simplesmente fechar os olhos e fingir que não a vemos. Nosso compromisso começa no próprio dia a dia. Dentro de casa. Na escola. No relacionamento com os amigos. No modo como respeitamos (ou não) os outros, que também nasceram com a capacidade de pensar livremente. E, portanto, de pensar diferente.

Se a Declaração Universal dos Direitos Humanos fosse realmente cumprida por todos os países, o mundo seria um lugar muito mais pacífico e justo, mas para isso, é preciso que todos colaborem, pois para a construção de um mundo unido, precisamos de pessoas unidas.



https://www.smore.com/szgd-viola-o-dos-direitos-humanos


Pré Projeto

JUSTIFICATIVA


Quando se fala em violência ou abuso contra a mulher (seja ele qual for), as pessoas pensam que é algo muito longe de sua realidade, o que não é verdade. Esse projeto foi motivado para chamar a atenção de todos para esse assunto, que mesmo sendo muito falado, não é levado a sério.



OBJETIVO GERAL

Alertar a população em geral sobre o tratamento desumano dispensado às mulheres em diversas situações.



OBJETIVOS ESPECIFICOS


  1. Definir, de maneira prática e simples, o que pode ser considerado como tratamento desumano para/com as mulheres;
  2. Alertar as pessoas de que qualquer mulher está sujeita esse tipo de tratamento, abordando principalmente os aspectos da escravidão sexual, violência domestica e violência obstétrica;
  3. Propor pequenas atitudes que todos podem realizar para combater esses problemas.



ESTRATEGIAS

Sensibilizar a população em relação à seriedade do problema, mostrando a realidade de mulheres que vivem (ou já passaram por) situações como as supracitadas.


Exemplos: http://m.youtube.com/watch?v=qMyExi2q-ZI

http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2013/08/estudantes-aprendem-lidar-com-violencia-contra-mulher.html





https://www.smore.com/7srj-pr-projeto

Links

Relação entre o Artigo 5 e a Declaração Universal dos Direitos Humanos: http://prezi.com/k1cbmqnjufcp/?utm_campaign=share&utm_medium=copy&rc=ex0share




Human Rights: http://popplet.com/app/index.php#/1047034

CARTAZ DE DIVULGAÇÃO DA CAMPANHA

Big image

LOGOTIPO DA CAMPANHA

Big image
Sociologia

VÍDEO OFICIAL DA CAMPANHA

Hashtag #MeuCorpoMinhasRegras

Big image

Human Rights Violation (popplet)

Relação entre o Art 5 e a Declaração Universal dos Direitos Humanos

Gabriela Beltrão (11), Lígia Muchagata (20), Luana Rossi (21), Melina Despina (31), Tarsila Alarcão (41) e Thaís Filgueiras (42) - 1E