Sistema Respiratório

Anatomia: Órgaos e Funçoes

· Fossas nasais: possuem a função de filtrar, aquecer e umidificar o ar. São dotadas de células que produzem muco e células ciliadas, além de células sensoriais responsáveis pelo olfato.

· Boca: a inspiração e expiração podem ocorrer, não apenas pelo nariz, como também pela cavidade bucal. Em casos de obstrução das vias nasais, a respiração pela boca é essencial.

· Faringe: faz a comunicação entre boca e fossas nasais, sendo a passagem do ar pela faringe obrigatória antes deste alcançar a laringe.

· Laringe: Segue como estrutura de continuação da faringe. A entrada da laringe é denominada glote, acima desta está situada a epiglote, esta última que funciona como válvula. Durante a alimentação a entrada da laringe é fechada pela epiglote, evitando que o alimento penetre nas vias respiratórias. Na laringe também estão localizadas as cordas vocais.

· Traqueia: Constitui um tubo cujas paredes são revestidas por anéis cartilaginosos. Em sua região inferior estão localizados os brônquios. Outra função da traqueia é remover partículas de poeira e bactérias presentes no ar (por meio de seu revestimento muco-ciliar) estas que são expelidas ou engolidas.

· Brônquios: estruturas tubulares que adentram ambos os pulmões, encaminhando o ar diretamente para estes.

· Bronquíolos: são ramificações dos brônquios intrapulmonares; penetram nos alvéolos pulmonares. É denominada árvore brônquica o conjunto ramificado de bronquíolos.

· Alvéolos: estruturas finais dos bronquíolos em forma de bolsas. São formados por células epiteliais achatadas (tecido epitelial pavimentoso) além de serem recobertas por diversos capilares sanguíneos.

· Diafragma: um fino músculo que separa o tórax do abdômen e promove os movimentos respiratórios, juntamente com os músculos intercostais.

· Pulmões: órgãos esponjosos e elásticos compostos por milhões de alvéolos que se enchem de ar. Possui aproximadamente 25 cm de comprimento e pesa 700g. Sendo o pulmão direito maior que o esquerdo em largura.

Big image

Respiraçao Pulmonar e Respiraçao Celular

A respiração pulmonar consiste basicamente na troca de CO2 e O2 no interior dos pulmões. É um processo repetitivo no qual o ar se difunde pelas membranas das células dos pulmões, oxigenando o sangue venoso, transformando-o em sangue arterial, processo denominado hematose. Consequentemente expulsa-se o CO2 do corpo.

Este CO2 eliminado é advindo da queima de energia no interior das células. Este processo é denominado respiração celular onde ocorre a oxidação dos compostos carbônicos. A energia resultante deste processo é utilizada para realizar os diversos trabalhos celulares, e no final, ocorre a liberação de CO2 e água.

Inspiraçao e Expiraçao

A inspiração ocorre com a contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais (músculos entre as costelas). Com isso ocorre um aumento do volume da caixa torácica fazendo com que a pressão dentro dos pulmões aumente e o ar entre.

A expiração acontece com o relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. Diminui-se assim o volume da caixa torácica, aumentando a pressão dentro dos pulmões e expulsando o ar para fora do corpo.
Big image

Sistema Respiratório

O Sistema Respiratório Humano

Hematose

Hematose

Grupo- 3E

Lucas Campos- nº26

Maria Luiza Munhoz- nº32

Matheus Fonseca- nº38

Melissa Panhol- nº40