Sistema Respiratório

Beatriz (nº5), Gabriela (nº11), Juliana (nº24)

Introdução

A respiração é algo vital aos seres vivos. Sua função é de realizar a troca gasosa para obtenção energia. O gás oxigênio (O2) é absorvido pelas células enquanto o CO2, dióxido de carbono, é expelido por elas.

Anatomia - Os órgãos e suas funções

O sistema respiratório é composto por seis órgãos essenciais: Nariz(1), Faringe(2), Laringe(3), Traquéia(4), Brônquios(5) e Pulmões(6).


(1) O Nariz:

O nariz é formado por duas cavidades, chamadas cavidades nasais, ou, narinas. Os orifícios são separados por uma cartilagem, o septo nasal.

Função: Umidificar, aquecer e filtrar o ar inalado.


(2) Faringe:

Órgão em forma de funil, que, faz parte tanto do sistema respiratório quanto do digestório.

Função: Estrutura de "ligação" entre o Nariz e a Laringe.


(3) Laringe:

A Laringe é tubo irregular, constituído, principalmente, de cartilagem.

Função: Impedir a entrada de partículasnas estruturas respiratórias.


(4) Traquéia:

Órgão cartilaginoso, constituído por anéis, que bifurca-se na região inferior dando origem aos brônquios. E mede, por volta de 10 cm em humanos adultos.

Função: Têm a função de conduzir ar aos brônquios.


(5) Brônquios:

São dois tubos (ramificações da traquéia) que conduzem o ar aos Pulmões.


(6) Pulmões:

Os pulmões são os principais órgãos do sistema respiratório. São dois "balões" lado-a-lado situados dentro do toráx. Tem como principal objetivo fazer a Hematose*, que consiste, basicamente, em fazer as trocas gasosas.


  • Um pulmão pesa cerca de 700g;
  • O pulmão direito é maior que o esquerdo, por conta que o diafragma nessa área precisa "dar espaço" para acomodar o fígado;
  • Os pulmões são constituídos de formas diferentes, por exemplo: O pulmão direito é contituído de três lobos divididos por duas "fendas". Já o esquerdo apenas por duas fissuras.


*Vídeo explicativo sobre Hematose no final da página.

Respiração Pulmonar X Respiração Celular

A respiração celular é realizada nas mitocôndrias e transforma glicose e oxigênio em gás carbônico e água liberando energia.

C6H12O6 + O2 → 6 CO2 + 6 H2O + Energia (na forma de ATP)

Já a respiração pulmonar é realizada através do processo de inspiração e expiração e consiste nas trocas gasosas entre o ar e o sangue, processo conhecido como hematose. Nele o O2 é consumido e o CO2 liberado.

Inspiração X Respiração

O mecanismo de respiração é composto por dois movimentos chave: A inspiração e a expiração. Esses movimentos são possíveis por causa da ação conjunto de uma série de músculos do sistema, entre eles o diafragma, que se contraem, levando o ar até os pulmões, e relaxam, expelindo-o do organismo. O ar está umedecido e aquecido para que assim haja as trocas gasosas nos alvéolos pulmonares.

A inspiração: é o movimento de entrado do oxigênio nos pulmões. Nessa primeira parte, o diafragma diminui e os músculos intercostais dilatam a caixa toráxica possibilitando assim a entrada do ar no órgão.

A expiração: é o movimento de saída do ar dos pulmões. Há relaxamento da musculatura do diafragma, que se eleva, e dos músculos intercostais, que diminuem, expulsando assim o ar dos pulmões. No entanto, nem todo o ar sai dos pulmões, ficando uma pequena porcentagem nos alvéolos pulmonares, evitando assim a seu colapso.

Sistema Respiratório