Sistema Urinário

Excretas Nitrogenadas

Excreção é o mecanismo pelo qual as estruturas ou órgão excretores removem excretas/ resíduos nitrogenados produzidos pelo metabolismo, verdadeiros “lixos” desnecessários, tóxicos ou em excesso no corpo humano como a amônia (NH3), uréia, CO2, sais e H2O. Dessa forma, o organismo manterá o equilíbrio interno, denominado homeostase.

Classificação dos Animais

Amoniotélicos: são animais que excretam amônia;

Ureotélicos: são animais que excretam uréia;

Uricotélicos: são animais que excretam ácido úrico.

Big image

Orgãos do Sistema Urinário

1) Rim: Situado ao lado da coluna vertebral, o rim é o órgão responsável pela regulação do ph, composição iônica, osmolaridade, volume, pressão, nível de glicose do sangue, liberação de hormônios e excreção de resíduos e substâncias estranhas.


2) Ureter: Tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga.


3) Bexiga: É um reservatório temporário para fazer o armazenamento da urina. Nos homens situa-se na parte anterior ao reto, já nas mulheres está abaixo do útero.


4) Uretra: é um tubo responsável por conduzir a urina para o meio externa. Há uma diferença entre os dois sexos.

Medula Renal x Córtex Renal

O córtex renal é uma espessa camada de tecido formado por células epiteliais que fabricam hormonas, normalmente conhecidas como esteróides, ou mais concretamente corticosteróides. No seu interior, encontram-se os néfrons, tubos curvos microscópicos onde o sangue é filtrado, produzindo-se a urina, já a medula renal, que ocupa a região central da glândula, composta por um tecido do tipo nervoso, englobando células especializadas na produção de hormonas, cuja secreção é controlada pela atividade do sistema nervoso autónomo.

Funcionamento do Nefron

Vídeo Aula 031 - Sistema Excretor/Urinário - Néfron: A unidade funcional dos Rins

Grupo - 3°E

- Ester Carvalho nº10

- Isadora Vargas nº19

- Lucas Campos nº26

- Mayara Muniz nº39