Coliseu Zine

As novidades por dentro do ciclismo

Umidade desértica requer hidratação dobrada

A onda de calor e de baixa umidade pode atingir picos preocupantes. Especialistas recomendam a importância de cuidar da pele e hidratação durante todo o ano, principalmente nos próximos meses que devem muito calor e tempo seco.

Com isso, os cuidados de quem pratica atividade física devem ser redobrados. De acordo com David Patrício, gerente geral da Unique Fitness – Unidade Sudoeste, as atividades mais indicadas nesta época do ano são as de baixa intensidade, as aquáticas (como natação e hidroginástica) e as realizadas em espaços fechados (embora, bem ventilados e umidificados). “É importante evitar atividades ao ar livre e nos horários de maior incidência solar e de calor (entre 10 horas da manhã e 16 horas). Tomando estes cuidados, é possível evitar problemas como desidratação, queimaduras solares e outras reações provenientes da baixa unidade do ar”, afirma, lembrando que as atividades devem ser feitas com moderação e com uma constante ingestão de líquidos para reposição hídrica.

Cervelo P5 - Confira a inovação da marca canadense

A bicicleta fabricada pela companhia canadense Cervélo Cycles é a obra-prima da empresa, sendo considerada a mais aerodinâmica e, consequentemente, a mais rápida do mundo. Para construir tal projeto, a Cervélo precisou utilizar um software especializado em dinâmica de fluido computacional com definições aeroespaciais, o máximo de precisão que se pode ter hoje.

Com isso, a equipe da empresa pôde realizar inúmeros testes com dezenas de protótipos em um túnel de vento. Assim, analisando cada variação do ar em torno do ciclista e da bicicleta, o pessoal da Cervélo conseguiu neutralizar ao máximo a resistência implicada. O resultado foi a criação de um guidão projetado mais pra frente, um quadro com canos achatados, pneus especiais, rodas estabilizadoras e até um banco que diminui a “vibração” do ciclista.