Sistema Urinario

O que São e quais são as excretas nitrogenadas?

Como próprio nome já diz são os produtos do metabolismo celular inúteis para célula e muitas vezes tóxicos como o caso da "amonia(NH3)", chamada de excreta nitrogenada por causa do Nitrogênio em sua molécula.

contudo, por ser uma substância muito tóxica os seres vivos desenvolveram mecanismos para transformar a amônia em uma substância menos tóxica, levando a formação de outros dois tipo de excretas nitrogenadas:

Ácido urico : pouco solúvel em água.
Uréia: Demanda uma boa quantidade de água.

Ambas são menos tóxicas que a amônia, permitindo o armazenamento das excretas.

Classificação dos Organismos segundo as Excretas Nitrogenadas ?

  • Amoniotélicos Excretam amônia, substância extremamente tóxica para os organismos e bastante solúvel em água. É necessário muita água para o seu transporte, e portanto esse tipo de excreção ocorre na maioria dos invertebrados aquáticos e nos peixes ósseos de água doce. Ocorre também na maioria dos anfíbios, que são prejudicados, pois acabam perdendo muita água, por este e outros motivos precisam viver no meio aquático ou úmido para sua sobrevivência.
  • Ureotélicos Excretam ureia, solúvel em água e menos tóxica que a amônia, e ocorre no fígado no chamado ciclo de ornitina. Ocorre em animais que dispõem de um pouco menos de água, como nos anelídeos, peixes cartilaginosos, alguns anfíbios adultos e mamíferos.
  • Uricotélicos Excretam ácido úrico, substância de toxicidade muito baixa e insolúvel em água, o que representa uma adaptação para a vida terrestre. São uricotélicos: insetos, répteis e aves.

Quais são os órgãos do Sistema Urinário?

Big image

Qual é a diferença entre medula renal e córtex renal?

Córtex renal é a parte mais externa do rim, já a medula renal é a parte mais interna do rim. A localização do córtex renal é entre a cápsula renal e a medula renal. A localização da medula renal é entre o córtex renal e a pévis.
O córtex renal contém os corpúsculos renais e os túbos renais que descem para a medula renal.
A medula renal contém numerosos tubos coletores de urina.
Vídeo Aula 031 - Sistema Excretor/Urinário - Néfron: A unidade funcional dos Rins

Integrantes

Pedro Hellowell 41 Turma 3°E


Andre Evelin 48


Luiz Felipe Gomes 29

Matheus Fonseca 38