Ciclo cardíaco e arritimia

.

Ciclo cardiaco - Sístole e Diástole

A contração ventricular é conhecida como sístole e nela ocorre o esvaziamento dos ventrículos. O relaxamento ventricular é conhecido como diástole e é nessa fase que os ventrículos recebem sangue dos átrios.

Ritimo cardíaco - Nódulo Sino-atrial e Atriov-entricular

-O nódulo sinoatrial é uma estrutura anatômica localizada na parede ântero-superior do átrio direito, lateralmente à abertura da veia cava superior.

Atua como um marcapasso, controlando a frequência dos batimentos, é responsável pelo automatismo cardíaco, se localiza no átrio direito e manda impulsos elétricos que precorrem as paredes dos átrios e estimula o nó atrioventricular, localizado aproximadamente no septo de mesmo nome, sendo responsável pelos impulsos que percorrem as paredes ventriculares.

-O nodo átrio ventricular ou é uma área de tecido especializado entre os átrios e ventrículos do coração, que conduz impulso elétrico do átrio em direção aos ventrículos.

Arritimia

-Uma arritmia é um distúrbio do batimento ou ritmo cardíaco, como batimento muito rápido (taquicardia), muito lento (bradicardia) ou irregular.

-As arritmias são provocadas por distúrbios na formação do impulso elétrico que, em vez de formar-se no nó sinusial, tem origem em outras estruturas do coração, e por distúrbios na condução do impulso elétrico através das câmaras cardíacas.

-Quando a arritmia é grave, é necessário tratamento urgente para restaurar o ritmo normal do coração.

-Podem ser utilizados medicamentos para evitar a recorrência de uma arritmia ou impedir alterações no batimento cardíaco. Esses medicamentos são denominados drogas antiarrítmicas.

Renato Abreu é submetido a uma intervenção cirúrgica para corrigir uma arritmia cardíaca