Sistema Urinário

Trabalho de Bilogia

Componentes do Sistema Urinário

O Sistema Urinário é composto por dois rins e pelas vias urinárias, formada por dois ureteres, a bexiga urinária e a uretra.

Excretas Nitrogenadas

Excretas são resíduos nitrogenados produzidos pelo metabolismo, devendo ser eliminados a fim de permitir um estado de equilíbrio interno (homeostase) do organismo, sendo os tipos de excretas nos diferentes grupos de animais: a amônia, a uréia ou o ácido úrico.

O tipo de excreção de uma dessas substâncias tóxicas está diretamente relacionado com a quantidade de água disponível na composição corpórea de cada ser vivo, como também associado ao ambiente de onde habita.

Tipos de Excretas

Amoniotélicos (animais que excretam amônia) essa substância é extremamente tóxica aos organismos, sendo a alta solubilidade em água, uma propriedade química considerável durante a evolução principalmente dos invertebrados aquáticos e peixes ósseos.

Ureotélicos (animais que excretam uréia) substância solúvel em água, contudo menos tóxica que a amônia. Sintetizada no fígado dos vertebrados a partir da reação da amônia e o gás carbônico, representa uma estratégia adaptativa de certos animais terrestres: os anelídeos, os peixes cartilaginosos, os anfíbios, e os mamíferos.

Uricotélico (animais que excretam ácido úrico) substância de toxicidade baixa e insolúvel em água, uma forma mais adaptável à vida terrestre, utilizada pelos insetos, répteis e aves.
Big image

Medura Renal X Cortex Renal

Medula Renal: parte interna do rim. Consiste de estruturas cônicas estriadas - pirâmides de Malpighi, cujas bases são ligados ao córtex e os ápices formam papilas salientes que se projetam para dentro do lúmem dos cálices menores.


Cortex Renal: zona mais externa do RIM (abaixo da cápsula), constituída pelos glomérulos renais, túbulos renais distrais e túbulos renais proximais.

Big image

Néfron

O néfron, também denominado nefrónio, é a menor unidade renal responsável pela filtração e formação da urina. Em cada rim existem cerca de 1 a 4 milhões de néfrons que funcionam alternadamente, de maneira a seguir a necessidades do organismo no momento. Esta estrutura é formada por um corpúsculo renal, que compreende o glomérulo e a cápsula de Bowman e, por túbulos renais, que compreende o túbulo contorcido proximal, alça de Henle, túbulo contorcido distal e túbulo coletor. Veja o vídeo abaixo:
Vídeo Aula 031 - Sistema Excretor/Urinário - Néfron: A unidade funcional dos Rins

Componentes do Grupo

Augusto Almeida - 03

Camila Limeira - 08

Giuseppe Andrade - 13

Mariana Vieira - 34