Concentração

O que é?

Concentração é a razão entre a quantidade ou a massa de uma substância e o volume do solvente em que esse composto se encontra dissolvido. A forma com que uma substância se distribui em outra por unidade de referência. Essa unidade de referência pode ser o volume ou massa de solução ou até de solvente.

Para que haja solução é necessário que o solvente "envolva" as partículas de soluto, tal processo é chamado de solvatação. Daí é que estamos falando em concentração, quanto mais partículas de soluto são envolvidas pelo solvente por unidade (mL, L, g, kg), mais concentrada é a solução e quanto menos partículas de soluto são solvatadas pelo solvente, menos concentrada é a solução.

Concentração Comum

A chamada concentração comum de uma solução é dada pela razão entre a massa do soluto, m, em gramas (g) e o volume, v, do solução em litros (L). A unidade usual é g/L, a do Sistema Internacional (SI) é kg/.

Concentração Molar ou Molaridade

É dada pela razão entre a quantidade de matéria, n, do soluto em mol (mol) e o volume, v, da solução em litros (L). A unidade usual é mol/L ou M (lê-se "molar"), a do SI é mol/m³:
Concentração 1D Maristão
Química - Aula 04 - Soluções