AIDS E PRECONCEITO

Depois Daquela Viagem

O que é a AIDS ? Como ocorre sua transmissão e como prevenir.

Aids é uma doença que ataca o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos brancos (linfócitos T CD4+). A Aids é considerada um dos maiores problemas da atualidade pelo seu caráter pandêmico (ataca ao mesmo tempo muitas pessoas numa mesma região) e sua gravidade. A infecção da Aids se dá pelo HIV, vírus que ataca as células do sistema imunológico , destruindo os glóbulos brancos. A falta desses linfócitos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças oportunistas, causadas por micro-organismos que normalmente não são capazes de desencadear males em pessoas com sistema imune normal.

O HIV pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno, ou transfusão de sangue contaminado. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da Aids, pode transmitir o vírus, por isso, a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais.

Sabendo disso, você pode conviver com uma pessoa portadora do HIV ou da Aids. Pode beijar, abraçar, dar carinho e compartilhar do mesmo espaço físico sem ter medo de pegar o vírus da Aids.

Quanto mais respeito e carinho você der a quem vive com HIV/Aids, melhor será a resposta ao tratamento, porque o convívio social é muito importante para o aumento da auto-estima das pessoas e, consequentemente, faz com que elas cuidem melhor da saúde.

fonte : http://www.minhavida.com.br/saude/temas/aids

Relação Da Aids com a Obra " Depois Daquela Viagem "

A obra "Depois Daquela Viagem " relata , em um tom coloquial próprio de jovens , a vida de Valeria , uma menina que contraiu Aids com 16 anos e aprendeu a viver com a doença e hoje tem uma bela família com filhos. Valeria conta em seu livro diversas dificuldades que encontrou ao contrair a doença , o alto preconceito do mundo e das pessoas e , como foi difícil aprender a conviver com o HIV positivo . Podemos dizer que a historia de Valeria não é unica , pois muitas pessoas acabam passando por essa mesma situação e , muitas vezes não conseguem aceitar a si mesmas , o caso de Valeria é uma bela história de superação. A obra é centrada na historia de Valeria , porem , nos traz muitas informações e relatos sobre a Aids. Esse livro se tornou uma forma de entender a doença e conscientizar as pessoas sobre ela , não só sobre o contagio , mas como supera-la e como entende -la , evitando o preconceito que é tão evidente em nossa sociedade atualmente.
GIV - O Cartaz HIV Positivo

Dia de celebrar a vida todos os dias - Poema de Liduina Felipe M. Fernandes

1º de dezembro - dia de comemorar
O Dia Mundial de Combate à AIDS
Para que todos possam espalhar
Que a melhor solução
É sempre a informação
Educação e prevenção.
Dia de celebrar a vida.
Dia de socializar conhecimentos,
Respeitar, e não discriminar
Pois a vida pede dignidade,
Solidariedade e qualidade
E não apenas quantidade.
Dia de compreender que não basta falar
É preciso garantir condições para que a vida
Se possa resgatar e preservar.
Dia de gritar que direitos sociais legais
Carecem de aplicação no dia-a-dia,
Pois se forem “leis de papel”
Onde estará a garantia
De que tudo que foi escrito
É sinônimo real de cidadania?
1º de dezembro - dia de refletir
Que todo dia é dia de viver e de lutar
Pelo direito à vida,
Pelo respeito à saúde,
Pela consciência individual e coletiva
Para que todos, sem discriminação,
Respeitando as diferenças, possam desfrutar
De melhores dias sem AIDS.
E todas as armas violentas biológicas e “fabricadas”
Que nada mais fazem do que vidas, desrespeitar e ceifar.
1º de dezembro - dia de lembrar
De que todos os dias devemos, a vida, celebrar!