Juventude e conflitos familiares

Depois daquela viagem

AIDS e família

A AIDS é uma doença de risco sexualmente transmissível, muito comum entre jovens do mundo todo. A doença não tem cura, e pode durar anos ou a vida inteira. E na atualidade ela tem se propagado de maneira preocupante.

A falta de comunicação e confiança entre pais e filhos colabora no agravamento do problema, no livro "Depois daquela viagem" podemos observar isso. Se Valéria não tivesse omitido de seus pais que estava tendo um relacionamento abusivo com seu namorado, provavelmente não teria pego a doença. Assim como Valéria, muitos jovens correm o risco de portar ou já portam doenças sexualmente transmissíveis, se houvesse um relacionamento mais aberto entre as famílias, casos como esses poderiam ser evitados.

É vital ao bom ambiente familiar que o casal possua uma forte aliança, saiba lidar com seus conflitos, colabore entre si e satisfaça necessidades mútuas. Por outro lado, é importante também que em suas funções de pais, exista apoio à autoridade de cada um dos cônjuges com relação aos filhos.

Outros problemas relacionados

As drogas também têm sido uma forma de fuga da juventude de nossos dias, através das quais, grande parte busca esquecer ou confrontar seus problemas que, de uma ou outra forma, tiveram origem em um lar. Os problemas familiares que não são resolvidos em casa causam o efeito cascata na maioria dos jovens.

Com isso podemos concluir, que a comunicação e orientação por parte dos pais é fundamental para o desenvolvimento dos jovens.


https://www.youtube.com/watch?v=NJQlhsllLmg

Big image
Ana Giulia Freire

Bruna Birbeire

Cecília Weber

Cássio

1° F