Apprenez le français!

Algumas dicas para começar a estudar a língua

Por que aprender francês?

Muitas sãos as razões que levam alguém a se dedicar ao estudo de uma língua estrangeira. Exigências profissionais, o desejo de morar fora ou uma enorme paixão por determinada cultura são algumas muito encontradas. Mas, diante de tantas opções, o que leva um estudante a escolher o francês?

Primeiramente é inegável a força produtiva da língua francesa: seja no campo da literatura, da arte ou da ciência, trata-se de um idioma extremamente versátil, além de lindo! Além disso, deve-se considerar também as grandes oportunidades que o aprendizado da língua francesa proporciona: seja para processos de migração para o Canadá ou outros países francófonos ou a possibilidade de trabalhar em diversas empresas de origem francesa, por exemplo.

É necessário estabelecer objetivos

Como no aprendizado de toda língua é necessário estabelecer seus objetivos, mesmo que seja o de aprender por prazer! No que diz respeito à língua francesa há a separação em três tipos principais de estudantes

  • Français Langue Étrangère ou FLE: São os alunos que desejam apreender a língua enquanto língua estrangeira, desenvolvendo capacidades gerais de comunicação, além de saberem como ler e escrever em francês. Normalmente fazem cursos longos, de 4 anos ou mais, para atingirem seus objetivos.
  • Français sur Objectifs Spécifiques ou FOS: Trata-se de alunos que determinam objetivos muito específicos para o processo de aprendizado da língua (reuniões de negócios, viagens, participação em uma feira agrícola...), o que faz com que normalmente optem por cursos rápidos e intensivos que tratarão basicamente do objetivo proposto. O aluno não adquire habilidades gerais na língua, mas aprende e reforça habilidades uteis para o contexto esperado (por exemplo, não vai conseguir ler livros de literatura e seguir receitas de bolo, mas é certo que vai se dar bem na feira agrícola ou na reunião de negócios).
  • Français dur Objectifs Universitaires ou FOU: Muito parecido com o FOS, destina-se a alunos que têm objetivos ligados ao ensino de nível superior. Nesse processo o aluno também procura uma aula que o capacite especificamente para seu objetivo (aulas no idioma, apresentação de um seminário, etc). Também costuma ser um curso mais curto e muito intenso.

Quer saber mais sobre a francofonia? Acesso a página abaixo!

Mas, onde aprender francês?

Muitas são as escolas oferecendo cursos de francês em Belo Horizonte. No entanto, podemos adotar como referência no ensino de francês no Brasil as escolas da Alliance Française. Também podemos destacar os cursos de língua francesa ligados às Universidades, como o CACS, ou à Faculdade de Letras, como o CENX.

Aliança Francesa

A Aliança Francesa de Belo Horizonte foi fundada em 14 de julho de 1944 e desde então promove a língua francesa e as culturas francófonas na cidade. Seguindo as diretrices estabelecidas pela Delegação Geral das Alianças Francesas no Brasil e respeitando as especificidades locais, a AFBH é uma referência também para as outras Alianças Francesas e Centros Correspondentes do estado de Minas Gerais. Hoje, ela está situada em um belo casarão na região da Savassi e conta com uma estrutura moderna e um ambiente muito agradável.

CACS UFMG

Criado em 1999 com o objetivo de oferecer o ensino de Inglês, Francês e Espanhol à comunidade acadêmica universitária, o projeto de ensino de línguas estrangeiras é uma atividade do Centro Acadêmico de Ciências Sociais, órgão representativo dos estudantes de Ciências Sociais na UFMG. O CACS realiza e apoia diversas atividades acadêmicas e culturais na FAFICH e na Universidade.

Cenex Fale

Os cursos de línguas clássicas e modernas do CENEX são abertos a qualquer pessoa da comunidade, a partir de 15 anos de idade (com exceção dos cursos de Alemão, cuja idade mínima é de 16 anos). Os cursos são ministrados por alunos da graduação em Letras selecionados dentre os melhores do curso, para participar do Programa de Formação de Professores desta Instituição e por docentes da FALE em alguns níveis. Os cursos de linguas modernas para adultos visam desenvolver as habilidades de compreensão e produção de textos orais e escritos. São oferecidos nos níveis básico, intermediário e avançado (preparatórios para diplomas e certificados de proficiência). Os cursos de leitura em línguas estrangeiras modernas visam ao desenvolvimento de estratégias de leitura e compreensão de textos e não exigem conhecimento prévio de língua.