A Metodologia do Arremesso

Introdução, Pesquisa e Curiosidades referentes ao esporte

Introdução ao basquetebol

O basquetebol (mais conhecido como basquete) teve como criador James Naismith, professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Springfield (estado de Massachusetts – EUA). Sua primeira partida voltada ao público foi realizada em11 de março 1892, entre os alunos e os professores da Associação da qual Naismith fazia parte. Os principais e mais conhecidos atletas em atividade atualmente são LeBron James, Kobe Bryant, Kevin Durant, Chris Paul e Dwight Howard. Ao redor do mundo, existem vários circuitos/competições, dentre eles, a NBA (a liga americana profissional), a NCAA (a liga americana universitária), a Euro Liga (a liga européia de clubes), a Liga Endesa (a liga espanhola profissional) e o Mundial (campeonato entre seleções de países).

Curiosidades

Objetivo da pesquisa

Em nossa pesquisa, procuramos alcançar um maior aproveitamento no lance livre através de análises pertinentes usando tecnologias de informação.

Metodologia utilizada

Utilizamos do padrão de como um arremesso é feito por (semi) profissionais: ao receber a bola, o jogador agacha os joelhos um pouco além de formar um "L" entre o braço e o ante-braço. Assim, usa-se o pulso (bem como o pulo, se preferir) para proferir a força utilizada no arremesso. Através desse padrão, obtém-se uma maior angulação do arremesso, bem como um maior controle de sua direção e força.

Discussao de resultados

Através da análise antes e depois das informações dadas, percebemos uma melhoria no aproveitamento dos lances livres. Esta melhoria não foi muito brusca pois os participantes tem um histórico de treinamento no basquetebol, porém sabemos que mesmo sabendo das teorias, só alcancamos uma melhoria real com o treinamento.

Conclusão

Ao fim de nossa pesquisa, nos foi fornecida valiosas informações referentes não só ao basquetebol, mas aos esportes em geral: não devemos nos prender apenas a teoria, e sim praticarmos para um aproveitamento ainda maior.