O lixo

Consequências, soluções e energia.

Consequências e Soluções:


O lixo apresenta-se hoje como uma ameaça ao planeta por duas razões: sua quantidade e seus perigos tóxicos. Ele produz também o chorume, líquido viscoso e mal cheiroso, formado pelo apodrecimento das matérias orgânicas. Caso essa substância entre contato com o solo, infiltra-se na terra e contamina os lençóis freáticos, afetando rios e lagos, além disso, essa água contaminada pode ser usada na irrigação de plantações agrícolas, contaminando os frutas, legumes e verduras.
Podemos ver como soluções desse grande problema enfrentado atualmente, os métodos de armazenamento e tratamento do lixo (reciclagem, compostagem e incineração) e a fabricação de energia a partir do lixo.

Energia a partir do lixo:

Para gerar energia a partir do lixo é preciso três processos:

1- Extração e Coleta:

Por meio de um dreno é realizada a coleta do gás, em seguida esse gás é levado para a superfície por meio do dreno e, na boca dos drenos possui tubos de polietileno que realizam o traspassamento do biogás derivado do lixo até as usinas gerando uma rede.


2- Beneficiamento:

Nesta parte o biogás chega a usina e é imediatamente resfriado e, simultaneamente recebe uma separação dos vapores nele contido, o metano que é retirado por meio deste processo recebe em seguida o processo de combustão, que poderá resultar tanto em calor ou frio para a produção de energia mecânica ou elétrica, bem como o biogás ser queimado e resultar energia térmica.
Fonte:http://www.educacao.cc/ambiental/geracao-de-energia-a-partir-do-lixo/

3-Geração de energia por combustão:

Só se é possível produzir eletricidade a partir do biogás que é retirado do lixo por meio da combustão que é realizada da seguinte maneira, o biogás e queimado essa queima do biogás resulta em energia mecânica que por sua vez ativa os pistões, e após essa movimentação ela é transformada em energia elétrica.

Esse processo de geração de eletricidade a partir do lixo é uma grande opção para transformações e melhorias ambientais, sociais e econômicas, no entanto, esse processo também possui suas desvantagens em relação ao meio ambiente e a saúde da população, contudo as vantagens sobressaem as desvantagens.



Fonte: http://www.educacao.cc/ambiental/geracao-de-energia-a-partir-do-lixo/

Trabalho Biologia/Química - Vídeo