Sistema circulatório

Ciclo Cardíaco

Diástole

  • Durante a diástole, o miocárdio está relaxado. O sangue entra na aurícula direita e na aurícula esquerda, vindo, respectivamente, das veias cavas (superior e inferior) e das veias pulmonares. Nesta fase, as válvulas tricúspide e bicúspide encontram-se abertas, permitindo, assim, a entrada passiva de sangue das aurículas para os ventrículos. As válvulas semilunares encontram-se fechadas, o que impede a saída de sangue do coração.
Big image

Sistole




  • Durante a sístole auricular, as duas aurículas contraem-se e o sangue é forçado a passar totalmente para o interior dos ventrículos. As válvulas semilunares encontram-se fechadas. No final desta fase, as válvulas aurículo-ventriculares fecham-se, impedindo que o sangue retroceda.
  • Durante a sístole ventricular, as paredes dos ventrículos contraem-se e, devido à pressão do sangue, as válvulas semilunares abrem. Então, o sangue do ventrículo esquerdo sai pela artéria aorta, sendo distribuído a todo o corpo, enquanto o sangue do ventrículo direito sai pela artéria pulmonar dirigindo-se aos pulmões. As válvulas aurículo-ventriculares continuam fechadas. Nesta altura, o coração volta à situação de diástole e o
Big image

Controle do ciclo cardíaco

Nódulo sino-atrial

O nódulo sinoatrial é uma estrutura anatômica localizada na parede superior do átrio direito, lateralmente à abertura da veia cava superior.

Atua como um marcapasso, controlando a frequência dos batimentos, é responsável pelo automatismo cardíaco, se localiza no átrio direito e manda impulsos elétricos que precorrem as paredes dos átrios e estimula o nó atrioventricular, localizado aproximadamente no septo de mesmo nome, sendo responsável pelos impulsos que percorrem as paredes ventriculares.Ocasionando a contração cardíaca, que pode ser aumentada ou diminuída através do controle do sistema nervoso simpático e parassimpático cardíacos. aspectos cardio vascular

Nódulo atrioventricular

O nodo atrioventricular ou nodo de Aschoff-Tawara é uma área de tecido especializado entre os átrios e ventrículos do coração, que conduz impulso elétrico do átrio em direção aos ventrículos.

Arritmia Cardíaca

Arritmia Cardíaca

Integrantes

Arthur Victor (Cabeça) nº 04

Eduardo Caldas (Eduba) nº11

Gabriel Andrade nº14