The @RJ Journal

Let's Make It Count! - AIESEC no Rio de Janeiro

Sobre a Nova News...

Boa noite, AIESEC no Rio de Janeiro!


Durante o Quarter 1, nossa newsletter rodou proporcionando uma forma dos membros estarem na mesma página que o escritório inteiro. Enquanto isso recebemos feedbacks, e estivemos estudando novas possibilidades e novas ferramentas.


Pois agora estamos com um novo layout, e uma nova ferramenta para o nosso periódico. Usamos agora o SMore, que nos fornece relatórios mais detalhados sobre a interação de vocês com a news, e temos menos sessões (quatro, apenas), baseadas nos drivers do Leadership Development Model (LDM) da AIESEC.


Explicarei a nova estrutura ao longo desta edição. Caso haja dúvidas sobre os drivers do LDM, cliquem no link para a página da AIESEC nos Estados Unidos, onde há uma seção no site para isso.


Na próxima seção, mensagem do nosso LCP. Aproveitem a nova news! Beijos!


MAGNUM QUEIROZ

LC Identity Project Manager

Big image
"Como você trabalha numa organização global, que se preocupa em ajudar a resolver problemas globais, se você nem lê o jornal para saber o que acontece no mundo agora? Se você mesmo não está se importando com questões globais?". Essa é a essência do driver World Citizen, e o conteúdo relacionado a isso (como notícias do mundo e notícias relacionadas à AIESEC, por exemplo) estará nessa seção.

De Olho No Mundo

Escola proíbe garotas de correr para não perder a virgindade

As autoridades da Austrália deram hoje início a um inquérito sobre uma escola islâmica que terá proibido as raparigas de participarem em corridas por recearem que "percam a virgindade". Confira no jornal australiano The Age (página em inglês).


Ebola atingiu mais de 26.000 pessoas desde o início da epidemia, diz OMS

Epidemia começou há 16 meses. Libéria, Guiné e Serra Leoa são os países mais afetados pelo pior surto da doença. Saiba mais na reportagem do Último Segundo.


Banco Mundial aponta que Brasil praticamente erradicou a pobreza

“Entre 2001 e 2013, o percentual da população vivendo em extrema pobreza caiu de 10% para 4%”, informa o estudo. Confira no artigo do El País (edição brasileira).


Mais de 1.750 imigrantes morreram no Mediterrâneo ao longo de 2015

Número é 30 vezes maior que o registrado no mesmo período em 2014. Entenda a arriscada travessia de imigrantes no Mediterrâneo no G1.

IMPORTANTE: Essa seção é mais do que um simples apanhado das principais manchetes globais. A ideia é promover a reflexão acerca do potencial do nosso trabalho para com os problemas do mundo. O conteúdo dessa seção nem sempre será só notícias. "Fica a dica".
Big image
Desenvolver e empoderar outras pessoas, engajar-se com os outros por um propósito maior, comunicação efetiva em diferentes ambientes. Essa é a essência do driver Empowering Others, e o conteúdo da news relacionado a isso (como aplicações para cargos de liderança e/ou nacionais, vagas de intercâmbio, conteúdo de cultura organizacional, por exemplo) estará nessa seção.

OCP e OC da CONADE e do Y2B

A CONADE e o Y2B acontecem no meio de julho. A CONADE, conferência local direcionada para os VPs da AIESEC no Brasil, tem o objetivo de engajar e empoderar as lideranças locais da @BAZI, bem como reforçar os laços da rede. O Y2B (Youth to Business) é um fórum que busca conectar os jovens líderes da AIESEC com os líderes bem sucedidos no mercado de trabalho, por meio de palestras, talk shows e workshops.


Você quer fazer parte do time que vai ajudar a diretoria nacional da AIESEC a realizar esses dois eventos? Pois nessa segunda-feira, dia 27, serão abertas as postulações. Como a news é quinzenal, estamos adiantando essa informação para você. Fique ligado!

Desafio da Braskem

Lembram do Desafio AIESEC e Braskem? Faltam três dias para o término das inscrições!

Link: http://goo.gl/ZswLUp Mais informações: http://goo.gl/5Axyz2

Big image

MC Momentum Task Force

O MC Momentum (a diretoria nacional da AIESEC em 2014/2015) está recrutando um time para ajudá-los na conclusão do Relatório Anual 2014/2015 da AIESEC no Brasil, que sai no fim da gestão (meio do ano).

São dois redatores (um final e um de suporte) e um designer. Há ajuda de custo e será necessário passar um tempo em São Paulo, no mês de maio. Mais informações: http://us4.campaign-archive2.com/?u=6c945f9e352339b98258b3b27&id=584f21c9be

Big image
Adaptar-se e mostrar resiliência diante de desafios, ser positivo frente às incertezas, arriscar quando necessário. Essa é a essência do driver Solution Oriented, e o conteúdo relacionado a isso (como os desafios do CL, nosso foco do mês ou do quarter, por exemplo) estará nessa seção.

Quarter 2: Matching

O Quarter 2 é conhecido como o período de Matching, quando são casadas as vagas de intercâmbio com os intercambistas. E nesse trimestre, as áreas de OGX GCDP da AIESEC no Rio de Janeiro estão com dificuldades para alcançar as metas. E isso pode estar acontecendo devido não só a fatores internos (gaps nos times, falta de ritmo, entre outros), mas a fatores externos também (economia do país, greves alterando o período de férias dos estudantes, entre outros).


Você (que não necessariamente é de OGX GCDP) acha que pode contribuir de alguma forma para solucionarmos esse problema? Você tem algum insight, alguma ferramenta ou alguma informação que pode ajudar nosso escritório a se adaptar à condição atual do nosso mercado e garantir muitos Matchs pro semestre? Então mande sua opinião, seu plano, sua análise, etc, para o EB Starship!


thais.russo@aiesec.net (oGCPD Públicas)

matheus.lacerda@aiesec.net (oGCDP Particulares)

Quarter 2: Host Family e Buddy

Não é novidade para nós que interagir com os intercambistas da AIESEC enquanto eles estão na nossa cidade é uma experiência única e enriquecedora, certo? Só que isso pode ser novidade para o seu amigo ou sua amiga que adora conhecer pessoas novas mas não conhece os nossos programas de Host e de Buddy. O Quarter 2 antecipa a chegada dos trainees de ICX GCDP do pico do meio do ano, e eles precisam de casa e de amigos para colaborar com sua experiência no Rio.


Link para inscrição de Host Family: http://www.aiesec.org.br/estudantes/hospede-um-intercambista/inscricao/


Link para inscrição de Buddy: http://goo.gl/IDeHtD

Quarter 2: Challenge Nacional "Be The Mockingjay"

Apesar de termos problemas (como todo CL tem), nós trabalhamos e nos adaptamos para entregar sempre mais e melhor. E nosso resultado é visto e reconhecido.


Estamos, segundo a última parcial, no topo do Distrito 6 do Desafio Nacional do MC Momentum! Parabéns para a @RJ!
Big image

Política de Valorização: Everyday Superheroes

Já faz um tempo que não falamos da nossa política de valorização. Mas nosso VP TM trará novidades na próxima edição. Fiquem ligados!
Big image

Relembrando: o salgarrasco acontecerá no dia 1 de maio, após a REBzão, horário a confirmar. O endereço é Rua 19 de Fevereiro, 75, Botafogo. Referência: KFC da Voluntários da Pátria.

Entender e viver valores pessoais, focar em "fortalezas versus fraquezas", explorar sua paixão. Essa é a essência do driver Self Aware, e o conteúdo relacionado a isso (como reflexões e sharings de pessoas relacionadas com a @, por exemplo) estará nessa seção.

Sobre "Strive For Excellence"

Na seção Solution Oriented, vimos que nosso CL enfrenta dificuldades para alcançar as metas, mas mesmo assim estamos no top de um challenge nacional. Se mesmo quando não estamos no nosso melhor, nós entregamos, é porque temos potencial para fazer muito mais. O que falta, então?


Existem CLs na Colômbia que trabalham com universidades que tem em média 10.000 alunos e que em 2014 entregou quase 100 intercâmbios em uma área só. A AIESEC UPB, em Medellin (um desses CLs que falo sobre), até o fim de 2014 não tinha CL físico.


A UFRJ sozinha tem cerca de 40.000 estudantes. Fazendo uma comparação com a AIESEC UBP (que sem escritório entregou 92 GIPs numa universidade com 11.000 alunos), nós poderíamos entregar quase 400 GIPs (ICX e OGX). E isso só na UFRJ, sem contar os outros mercados (UERJ, UFF, Rural, entre outros). E porque não fizemos? Por que não fazemos?


Junto com esses dados, o Victor (nosso LCP) trouxe na última RG um outro ponto relevante: ele conversou com um VP oGCDP da Colômbia que falou para ele da visão que os membros de lá tem da importância do trabalho deles na AIESEC para o desenvolvimento do seu país, e da responsabilidade que eles sentem que tem uma vez que ganham consciência disso. E nós? Como nos sentimos com relação ao nosso trabalho? Sua importância, sua relevância no Brasil?


Para refletir...

Sobre "Enjoy Participation"

O OC LEAGUE pede carinhosamente: PAGUEM COM ANTECEDÊNCIA A FEE DO SALGARRASCO! Isso ajuda bastante o trabalho das nossas meninas, e garante um evento incrível, digno da AIESEC no Rio de Janeiro. São só R$20,00. Salgarrasco é lugar de comer bem, socializar com os colegas de trabalho e amigos, e de diversão. Quer trazer alguém de fora da AIESEC? Você pode. É só pagar a fee também.

Falem com a Bianca Andrade (OCP, membro de LC ID em TM) ou a Bruna Hamori (OC FIN, LEAD Ambassador em iGIP).

Próximos Eventos

Próxima RG

Thursday, April 30th, 3pm

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - State of Rio de Janeiro, Brazil

Rio de Janeiro, RJ

A próxima RG vai contar com presenças muito ilustres da AIESEC no Rio de Janeiro. É melhor não faltar, hein!

Salgarrasco da @RJ

Friday, May 1st, 4pm

75 R. Dezenove de Fevereiro

Rio de Janeiro, RJ

Venha comer, beber e curtir com os amigos aiesecos no melhor evento já criado na história: SALGA + RRASCO. Logo após a REBzão!