EntrEscolhas Geração D'Ouro |nº 15

C.M. Gondomar | Gondomar Cultural | Programa Escolhas

DIA DA MULHER

No V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e Não-discriminação 2014 -2017 (V PNI) Portugal assumiu o reforço da promoção da igualdade de género em todas as áreas de governação.


O projeto EntrEscolhas, sensível a esta causa, lança a campanha “ Vale EntrEscolhas” dedicada a todas as mulheres. Os vales emitidos podem ser rebatidos junto de quem mais precisa, têm validade até milhões de vezes ao infinito e contêm 12 mensagens especiais de acordo com as necessidades auscultadas no seio da comunidade com que trabalha na atividade EntreIgualdades:

“365 dias de sorrisos.”
“Liberdade de pensamento e opinião.”
“Sentir-se plena de direitos e oportunidades.”

“Um pedido de desculpas.”
“Só pensar em si.”
“Não fazer nada.”
“Um pequeno almoço na cama.”
“Uma massagem carinhosa.”

“Desfrutar de um jantar especial lá em casa!”
“Um curso de informática grátis no EntrEscolhas.”
“Tempo para si.”
“Milhões de beijinhos, quilos de abraços e montes de xi-corações.”

Aproveite esta promoção, são presentes que valem muito mais do que custam, partilhe os vales!

Carina Mendes apresenta a Auto-avaliação do primeiro ano de intervenção como Dinamizadora Comunitária

Carina Mendes é Dinamizadora Comunitária do EntrEscolhas desde março de 2013. Como balanço do seu trabalho e para uma maior compreensão do impacto do Plano de Formação do Programa Escolhas, nas suas trajetórias pessoais, sociais e profissionais devolveu ao Programa um Relatório de Auto-avaliação onde constata que passado quase um ano de percurso formativo, as estratégias formativas propostas pelo Programa Escolhas contribuíram para uma melhor intervenção nos contextos onde opera.


“Numa fase inicial senti-me um pouco perdida e desorientada, embora fosse um contexto conhecido para mim e tivesse toda a equipa a apoiar-me e ajudar-me na integração foi difícil. Mas penso que foi uma adaptação rápida e hoje fazendo uma reflexão ao longo deste tempo como dinamizadora aprendi e cresci enquanto pessoa, comecei a dar valor a coisas que antes me eram indiferentes. Embora já conhecesse a maioria destas crianças e jovens agora que convivo com eles diariamente, que tenho um trabalho diário e continuo com todos eles, percebo certas atitudes, certos comportamentos, são histórias de vida, todas elas diferentes. Hoje vejo que estes comportamentos têm uma razão de ser, às vezes a única forma que eles têm para se defenderem. Uma mais-valia foi o facto de eu morar no mesmo bairro, de já nos conhecermos, sendo mais fácil a proximidade ao grupo. Ao longo deste tempo foi-se criando maior ligação entre nós, criamos laços de afeto, afinidade e empatia uns com os outros. Por mais pequena que possa ser sinto que há uma pequena diferença em cada um deles, estão crescidos, alguns mais responsáveis.”


“Nestes 9 meses de intervenção, adquiri um olhar mais orientado, mais elucidado, mais abrangente, mais informado, que conjuga diferentes variáveis que têm em consideração todo o sistema em que o nosso público está envolvido. Integrei de forma positiva a equipa de trabalho e o grupo de crianças e jovens. Encarei de forma profissional toda a logística que a equipa e o Programa Escolhas impõem.”


Quando pedimos que definisse numa palavra o ano de 2013 de percurso como dinamizadora comunitária, Carina escolheu APRENDIZAGEM!

ENTRESCOLHAS - GERAÇÃO D'OURO - E5G

O EntrEscolhas – Geração D’Ouro, é um projeto de intervenção comunitária financiado pelo Programa Escolhas, promovido pela Câmara Municipal de Gondomar e gerido pela Gondomar Cultural nas freguesias de Jovim e de Rio Tinto (Carreiros).


Parceiros:

- ACES Gondomar; Agrupamento de Escolas Gondomar 1; Agrupamento de Escolas de Pedrouços; CPCJ Gondomar; Cliduca; Comando Metropolitano PSP Porto; Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto; Gondomar Social; IPDJ Porto; Junta de Freguesia de Jovim; Junta de Freguesia de Rio Tinto.


Centro Multivalências de Carreiros

- Rua da Restauração, 756 | 4435-074 Rio Tinto

- T: 22 974 93 25


Centro Jovem Trás-da-Serra

- Rua Jerónimo Almeida Bastos | 4510-064 Jovim

- T: 22 450 25 02