Ciclo Cardíaco

Sístole-Diástole

Sístole

Sístole é um período de contração muscular de cada parte do miocárdio. A cada batimento , os átrios impulsionam o sangue para os ventrículos (sístole atrial).Em seguida, os ventrículos contraem-se, empurrando o sangue para as artérias (sístole ventricular). Na sístole, o sangue entra mais rapidamente nas artérias (pelos leitos capilares) do que sai.
Big image

Diástole

Diástole é o período de relaxamento do músculo cardíaco. alterna com a sistole. Nesse período a pressão arterial é mínima. A cavidade dilata-se (aurículas e ventrículos) assim permitindo a entrada do sangue que sera expelido na contração.
Big image

Processo completo

Big image

Nódulo Sinoatrial

É uma estrutura localizada no átrio direito, na abertura da veia cava superior. Controla a frequência de batimentos( como um marcapasso). É responsável pelo automatismo cardíaco. Manda impulsos elétricos, atravessando as paredes dos átrios e estimulando o nó átrio ventricular (responsável pelos impulsos que percorrem as paredes ventriculares). Esse ato ocasiona a contração da parede cardíaca, podendo aumentá-la ou diminuí-la.
Big image
Big image

Nódulo atrioventricular

O nódulo atrioventricular é um tecido localizado entre os átrios e os ventrículos cardíacos. Conduz impulsos elétricos do átrio ao ventrículo.
Big image
Marcapasso

Camille Le Guerroué -12

Marina Lobo -37

Isadora Costa - 28