Projeto Aprendiz@rte-E5G

5 de Junho - Dia Internacional do Ambiente

Quais são os problemas ambientais dos nossos bairros?

Clube do Jornalismo saiu à rua...

Os jovens clubistas realizaram uma sessão especial para comemorar o dia do Ambiente.

Quando se fala tanto do aquecimento global, achamos que a ação de mudança deve começar na nossa comunidade, antes de tentarmos resolver os problemas do mundo.

Através de uma pesquisa fotográfica, discutimos, perguntámos e agimos ativamente para entender melhor os problemas ambientais que os moradores dos bairros enfrentam no dia a dia. Esta ação não pretende parar por aqui. Pelo contrário, procura-se estimular a participação ativa de todos (as) na mudança para melhor.

Pequeno jardim... de lixo

Mesmo em frente ao Aprendiz@rte encontrámos um espaço verde que está muito mal tratado. Aqui poderia ser o espaço ideal para uma compostagem coletiva, onde o lixo doméstico poderia se transformar em terra para as plantas.

Em vez disso, crescem beatas, alumínio e outros objetos menos biodegradáveis.


Palavras-chave a reter: Resíduos Sólidos Urbanos (RSU); Compostagem e Decomposição Orgânica.

Mais informação em:

Uma ruína, uma Lixeira

Por detrás da fachada de uma casa em ruínas, em plena rua e perto do Aprendiz@rte, encontrámos uma verdadeira "Lixeira". Como nos velhos tempos antes dos aterros sanitários, aqui o lixo parece ser depositado por qualquer um, a céu aberto e à vista (escondida) de todos e de todas.


Palavras-chave a reter: Saúde Pública, Aterro Sanitário

Separação... ou talvez não!

Num olhar um pouco mais atento percebe-se que, mesmo com os contentores de reciclagem, o lixo continua a não ser separado. Fomos investigar um contentor de lixo não diferenciado mesmo ao lado do ponto de reciclagem e percebemos como ainda há pessoas a agir como se não fosse importante reciclar.


Palavras-chaves a reter: Reciclagem, Cidadania Ativa

As árvores junto aos bairros... provocam alergias??

Junto à sede do Aprendiz@rte-E5G fica o estádio municipal de Loulé. À sua volta podemos ver grandes árvores. São os Choupos que produzem uma flor muito parecida com flocos de algodão e que, segundo consta, podem provocar problemas respiratórios e sintomas associados a reações alérgicas. Poderá a saúde dos moradores estar em perigo?

Este tema mostrou-se muito pertinente e irá ser aprofundado em próximas edições do Clube do Jornalismo.


Palavras-chaves a reter: Saúde Pública


Mais informação em:

Sondagem sobre a temática

Realizámos com as crianças e jovens do nosso projeto uma sondagem para saber a opinião sobre os problemas ambientais existentes nos bairros. Veja aqui as diferentes opiniões: http://padlet.com/wall/aprendizarte-E5G