Como melhorar a vida no trânsito

com algumas dicas:

1. Faça uma autoanálise

Só dirija quando estiver em ótimas condições de saúde e atenção. Procure ir ao banheiro antes de assumir a direção e evite tomar remédios. Todo mundo já sabe, mas não custa nada repetir: beber antes de dirigir, nem pensar!

2. Prepare-se!

Ao entrar no carro, ajuste os espelhos e o banco. Também coloque o cinto antes de tirar o carro da garagem – ajustar o cinto com o carro em movimento pode gerar distração e, consequentemente, acidentes.

3. Concentre-se

Mantenha as duas mãos no volante, em posição “15 para as 3”, que facilita manobras rápidas. Nem pense em falar ao celular, se maquiar ou ler enquanto dirige. Se for algo urgente, pare o carro ou deixe para depois.

4. Pense antecipadamente

Fique atenta não apenas ao que está à sua frente, mas também ao que acontece alguns metros adiante. Isso poupa seu tempo – e o dos outros – e previne acidentes.

5. Mantenha o ritmo

Procure não atrapalhar o fluxo das faixas, diminuindo a velocidade repentinamente. Quando quiser passear tranquilamente de carro, escolha um dia mais calmo e vias pouco movimentadas.

6. Respeite as leis de trânsito

Trafegar pelo acostamento ou parar em vagas dedicadas a deficientes e idosos pode render multas caríssimas – além de ser falta de respeito com o restante dos motoristas.

7. Não corra

Respeite os limites de velocidade. A pressa pode levar até as motoristas mais experientes a cometer infrações no trânsito. Para evitar correria, procure sair de casa com antecedência e busque informações sobre as condições da rota que você percorrerá.